Delicadezas (2025)

Brasil (RS)
Longa-metragem | Ficção
cor, 74 min

Direção: Jorge Alberto Salton.
Companhia produtora: Cinema da Ponte; Studios Ghost

Primeira exibição: Passo Fundo (RS), Cine Laser Cinemas Passo Fundo Shopping (Av. Presidente Vargas, 1.610, Vila Rodrigues), 3 set 2025, qua, 19h20

 

Uma das principais influências para a realização de Delicadezas é o clássico Viver (Ikiru, Akira Kurosawa, 1952, JP), sempre presente nas listas dos melhores filmes de todos os tempos. Na obra japonesa, um funcionário público começa a questionar o sentido de sua existência quando descobre que vai morrer em breve, acometido pelo câncer. Em Delicadezas, o principal personagem já está morto desde o começo da história – mas isso não impede que ele esteja presente em todos os momentos, a partir de eficientes estratégias narrativas usadas pelo diretor Jorge Alberto Salton – um dos principais responsáveis pelo fortalecimento do cinema feito na cidade de Passo Fundo, localizada no planalto médio do Rio Grande do Sul.

A trama é encabeçada por Ana Beatriz, uma adolescente na faixa dos 15 anos que acaba de perder o avô. Muito próxima dele, a garota tem dificuldades de encarar o luto e inclusive ignora os conselhos iniciais da família para que vá assistir a uma peça sobre o idoso. Bastante influente na comunidade local, o avô de Bia foi um médico humanista, que atuou durante vários anos em hospitais e adquiriu grande experiência de vida, registrando a sua trajetória em cartas íntimas ou textos reflexivos. O material é utilizado para ilustrar um brilhante monólogo em sua homenagem, no qual um ator compartilha com o público momentos especiais, como os primeiros anos da faculdade de medicina, o começo de carreira em um pronto socorro municipal e a coleção de pacientes mais significativos, ao longo dos anos.

Bastante fria e distante de seus próprios parentes, no início, Ana Beatriz vai percebendo que o avô lhe deixou um rico legado. E passa a sofrer uma positiva transformação, capaz de fazê-la valorizar os pequenos detalhes do cotidiano, possíveis de serem encontrados em uma simples ida até o parque. A proposta também dialoga com a célebre expressão em latim carpe diem, que equivale a "aproveitar cada momento", na medida em que todas as vivências do profissional de saúde são enaltecidas: o ruído do recreio, que simbolizava o encontro com os colegas de turma na época da infância; a convivência com uma avó que gostava de plantar árvores e matar cobras; as brincadeiras com a própria neta, quando se fazia passar por um "monstro de luz" que a perseguia com uma lanterna até o dia em que deixou a menina pegá-lo, pois queria que essa luz fosse compartilhada com ela.

No kit de divulgação fornecido à imprensa, a equipe observou que o projeto pode ser classificado como um "filme de arte" – segundo a definição de teóricos como David Bordwell no texto "The Art cinema as a mode of film practice" (1979). Em outras palavras, trata-se de cinema independente, não voltado ao espectador comum/de massa. Os responsáveis também saúdam o uso de uma técnica conhecida como mise en abyme, uma forma de narrar que contém outra forma narrativa dentro de si – no caso, a presença de uma peça de teatro dentro do longa-metragem. O termo foi cunhado pelo francês André Gide, prêmio Nobel de Literatura de 1947. Delicadezas foi feito integralmente por profissionais da indústria audiovisual de Passo Fundo, com destaque para os intérpretes Márcio Meneghell (figura conhecida dos palcos gaúchos) e Yasmin Hermann (em sua estreia como atriz).

Sinopse


Contrariada, uma adolescente assiste a um espetáculo teatral baseado em crônicas deixadas por seu avô, recentemente falecido. A jovem tem a oportunidade de relembrar passagens da vida dele, ressignificando o seu luto e tentando compreender o próprio sentido da jornada humana.

Ficha técnica


ELENCO
Márcio Meneghell,
Yasmin Hermann,
Ciciliana Rech,
Fábio Woitchunas.
Figuração: Bethânia Sperotto Grando, Ricardo Xelhuantzi Cuatecontzi, Bianca de Conto, Litiane Paludo de Conto, Camila Borges, Matheus Rossato Salton, Sofia de Carvalho Salton, Natália Borges, Augusto Liska.

DIREÇÃO
Direção: Jorge Alberto Salton.

ROTEIRO
Roteiro: Jorge Alberto Salton.

PRODUÇÃO
Produção: Jorge Alberto Salton, Juarez Missel, Ana Paula Wickert, Nara Marley Aléssio Rubert.

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: Nara Marley Aléssio Rubert.
Imagens aéreas: Fábio Susin.

ARTE
Direção de arte: Ana Paula Wickert.

Cenários:
Casa do avô: Nilve Wickert.
Praça: Banhado da Vergueiro.
Praça: Antonino Xavier.
Teatro: Instituto Cosmopolitan.
Universidade: UPF Universidade de Passo Fundo.

Gravura: Isaias Klein.

SOM
Som: não creditado.

MÚSICA
Músicas:
• "Dia feliz" (Chico Fran Fran)
• "Atrição" (Jader Escouto)
• "Lembranças" (Jader Escouto)
• "Nostalgia" (Jader Escouto, Fabíula Mugnol)
• "Saltitando" (Jader Escouto)
• "Taranto" (Jader Escouto)
• "Reflexões" (Cláudio Wagner, Guilherme Gambetta)
• "Falta ele" (Paulo Reichert, Banda PRR)

FINALIZAÇÃO
Pós-edição: Juarez Missel, Jorge Alberto Salton.

Gravação de voz: Studios Ghost / Rayron Rodrigues.

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Imagens e primeira edição: Skopomedia.

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Cinema da Ponte; Studios Ghost (Passo Fundo).
Apoio: Núcleo Rindo à Toa; Escola de Música FM Fabíula Mugnol; Wagner & Cia – Produção Cultural; PRR, @oficialchicofran; Integrado UPF; Orion Drones; W. Arquitetura e Urbanismo por Ana Paula Wickert CAU/RS PJ 51733-1; Fábio Woitchunas; M – Missel Plastic Surgery.

FILMAGENS
Brasil / RS, em Passo Fundo.
Período: 2025.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 1:14:30
Som:
Imagem: cor
Proporção de tela:
Formato de captação:
Formato de exibição:

DIVULGAÇÃO

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa:
Contato:

OBSERVAÇÕES
Títulos alternativos:
Grafias alternativas:
Grafias alternativas (funções):

BIBLIOGRAFIA

Exibições


• Passo Fundo (RS), Cine Laser Cinemas Passo Fundo Shopping (Av. Presidente Vargas, 1.610, Vila Rodrigues),
3-5 set 2025, qua-sex, 19h20
10, 11 set 2025, qua, qui, 19h20

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
Delicadezas. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2026. Disponível em: https://cinemateca2.webdesignerlopes.com.br//portaldocinemagaucho/2670/delicadezas. Acesso em: 02 de fevereiro de 2026.