Passaporte memória (2025)

Brasil (RS)
Longa-metragem | Ficção
pb, 91 min

Direção: Decio Antunes.
Companhia produtora: Atama Filmes

Primeira exibição: Gramado (RS), 53º Festival de Cinema de Gramado [13-23 ago]-Mostra Competitiva Longa-Metragem Gaúcho, Palácio dos Festivais, 22 ago 2025, sex, 14h (presença da equipe, debate na Sociedade Recreio Gramadense, às 16h)

 

Situado em dois momentos emblemáticos da história do Brasil, Passaporte memória começa na década de 1960, quando um jovem adolescente chamado Marcelo é obrigado a lidar com a angústia relacionada ao desaparecimento de seu pai. Em meio à implantação da ditadura militar (1964-1985), o paradeiro de Luiz é alvo de toda sorte de comentários. Embora alguns especulem que ele possa ter conseguido fugir para o Uruguay, há quem diga que ele foi preso e morto por agentes da repressão política, dada sua simpatia pelo regime deposto. Desesperada com a possibilidade de perder mais gente para o regime de exceção, a mãe de Marcelo decide enviar o filho para a França, onde uma rede de contatos poderá garantir a sua segurança e sobrevivência. A separação entre mãe e filho não ocorre sem alguma resistência por parte do jovem que perde todas as suas referências, de uma hora para outra.

Outra parte da história acontece em 1992, quando o país enfrenta mais uma crise: após a tão sonhada redemocratização, uma parcela significativa da população toma as ruas para pedir a remoção do presidente Fernando Collor. É hora de uma outra virada de chave para o refugiado, que está adaptado à rotina de Paris, trabalhando na assistência a pessoas imigrantes, namorando e pensando na hipótese de ter o primeiro filho. Ao saber de uma morte na família, Marcelo precisa retornar à terra natal e é obrigado a encarar os fantasmas do passado, uma vez que nunca conseguiu superar o que aconteceu com o pai Luiz. Ao se preparar para a viagem, diante de um espelho, o protagonista começa a se questionar sobre as suas próprios noções de identidade e pertencimento, na medida em que também passou por experiências de preconceito no território europeu. E não tem certeza sobre o que vai encontrar em sua pátria.

Em debate posterior à exibição, na Cinemateca Paulo Amorim, o diretor Decio Antunes afirmou que o filme possui tons autobiográficos. Ele afirmou sentir muitas saudades de uma professora que foi afastada de seu convívio nos tempos de colégio, pela acusação de ser comunista. A situação é reproduzida na tela, na figura da educadora Sônia, convocada para prestar um depoimento, pelas mesmas suspeitas. A opção pelo uso do preto e branco é justificada para espelhar os anos de chumbo da ditadura – definida pelo artista como "uma época sombria, pesada e dura".

Uma opção estética interessante é o uso de labirintos, que aparecem em vários momentos da narrativa. Eles simbolizam a própria jornada de Marcelo, que se vê perdido entre duas nações, espremido entre as forças de esquerda e direita, com dificuldades para encontrar uma saída. Também é trabalhada a figura do duplo, posto que o filho tem medo de perder a imagem do pai – sendo cercado por sombras, reflexos, espelhos.

Apesar de sua maior ligação com o teatro, Antunes disse ser um apaixonado por audiovisual, que presidiu até um cineclube em Porto Alegre – ligado ao extinto Clube de Cultura, sediado no bairro Bom Fim. Suas principais referências na direção são nomes consagrados, como Michelangelo Antonioni (1912-2007), Ingmar Bergman (1918-2007), François Truffaut (1932-1984), Andrei Tarkovski (1932-1986) e Luchino Visconti (1906-1976), homenageados com cartazes vistos em cena.

Histórica, a cidade de Pelotas também se torna uma personagem do longa, a ponto de ser aproveitada para a representação de duas épocas distintas. Durante as conversas pós-exibição, Decio Antunes criticou o que chamou de "falta de memória do povo brasileiro", dizendo ser contrário a qualquer tipo de anistia para os envolvidos em outros episódios conturbados da vida nacional, como os atos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Concluiu: "Acho que a população deveria evoluir politicamente, e não caminhar por corredores escuros, em ciclos que acabam se repetindo, de tempos em tempos".

Presente nas conversas, o produtor Rogério Rodrigues, da Atama, opinou que projetos como Passaporte memória servem para manter viva a lembrança do que foi uma ditadura. Mas sem explorar cenas de tortura ou violência. Segundo Antunes, "o ponto mais terrível e que fica implícito da violência política, no sentido de corpo, é massacrar o humano – as vivências, o sentimento". Preste atenção: existem apenas duas cenas em que o menino aparece ao lado do pai. E apenas uma sequência (a do tango) em que a família está toda reunida. O título foi um dos cinco títulos gaúchos selecionados para a mostra gaúcha do Festival de Gramado 2025.

Sinopse


Depois da morte da mãe, Marcelo, um emigrante brasileiro que vive em Paris retorna à sua cidade natal e se defronta com lembranças da infância durante a ditadura militar no Brasil. Algo que o faz repensar a própria história.

Ficha técnica


ELENCO
Stephane Brodt (Marcelo), Gabriel de Souza Ferreira (Marcelo menino),
Raquel Karro (Marina), Vinícius Meneguzzi (Luiz),
Janaína Barbosa (Elisa), Gustavo Schiller (Pedro), Pedro Nambuco (Marçal),
Ana Bianchini (Laura), André Barros (João), Roberta Pires (Eliana),
Thierry Trémouroux (Rene), Maureen Nogueira (Célia), Liane Venturella (Lúcia), Teci Pereira (Filósofo),
Matar Coumé (Omar), Francine Furtado (Shirin), Cláudia Pedro Magamba (Luena), Nelson Hilário Mubai (Talib),
Lara Trémouroux (Louise), Giselle Cechinni (Maria), Charlie Rayné (Pierre), Mario Celso Pereira Junior (Adriano), Fernanda Vieira Fernandes (Vera),
Alessandro Marcant (Delegado), Alexandre Accorsi (Cliente Paris), Isabel Ramil (Lúcia 1965), João Monteiro (Professor Jorge), Joaquim Dias (Diretor da escola), Mananegra (Professora Sônia).
Figuração: Alê Ayres (Policial), Ana Clara Moreira (Sonho), Ana Ju Fortuna (Sonho), Anny Duarte (Aluna), Assumpção (Sonho), Bruno M. Vianna (Policial), Daniel Debiagi, Débora Gauterio Berengan, Eduardo Glória (Aluno), Flávio Dornelles (Coveiro), Gabi Possap (Vizinha), Germano Rusch (Policial), Gilberto Caracio Menezes (Aluno), Guilherme Gonçalves (Vizinho), Guilherme Leite (Aluno), Guilherme Wetzel da Cunha (Sonho), Gustavo Sammarino (Ciclista), Henri Iunes, Isabelli Mendes (Aluna), Isadora Ulguim (Aluna), Januário Teixeira da Silveira (Vizinho), José Neto (Garçom), Júlia Oliveira, Leonardo Pereira Ferreira (Aluno), Luiza Campos (Aluna), Manoela Fortuna (Sonho), Manu Damasceno (Aluna), Marcelo Ferreira, Mariana Heineck (Mulher grávida), Nanda Taborindeguy (Vizinha), Naromi Delves (Aluna), Nicole Gonzales (Aluna), Pedro Bem (Ciclista), Régis Caetano (Cliente Paris), Vaguinho (Sonho), Vinícius Teixeira (Aluno).

DIREÇÃO
Direção: Decio Antunes.
Assistência de direção: Carlo Carlota, Leonardo Peixoto, Matheus Piccoli.

ROTEIRO
Argumento e roteiro original: Decio Antunes.

PRODUÇÃO
Produção e produção executiva: Rose França, Rogério Rodrigues.
Assistência de produção executiva: Amanda Castillo.
Produção associada: Decio Antunes.
Direção de produção: Alexandre Mattos Meireles.
Assistência de produção: Guilherme Wetzel da Cunha.
Estagiário de produção: Yago Mayer.
Produção de elenco: Alexandre Mattos Meireles.
Assistência de produção de elenco: Ana Ju Fortuna.
Controle financeiro e técnica contábil: Marcela Freitas.
Assessoria jurídica: Patrícia Goulart.
Assistência de assessoria jurídica: Giovanna Martinez.

Produção de set: Maycon Rocha.
Produção de alimentação (Pelotas): Zuleika Almeida.
Equipe de alimentação (Pelotas): Bruno Sammario, Fabiane Janke, Jean Almeida, Juliana Gonzalez, Mariana Mimbacas, Vitória Freda.
Equipe de alimentação (Porto Alegre): Brenda Grazziani, Adriana Grazziani, Will BIC.
Motoristas: Cássio Bulgari (van de câmera), Nilson Luis Barbosa Garcia (caminhão de maquinaria), Mello Servilio (van da arte), Flaviano Roberto Assumpção (caminhão de figurino), Luis Carlos Boemeke (van da direção e produção), Paulo Sérgio Oliveira da Rosa / PCV Transportes (van de transfer Porto Alegre-Pelotas), Athos Simões (executivo), Cristiano Silveira Monteiro (ônibus de cena).

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: Bruno Polidoro.
Primeira assistência de câmera: Brent Behncke, Giovanna Darcie.
Segunda assistência de câmera: Eloisa Soares.
Logger: Vini Felix.

Eletricista chefe: Jo Fontana.
Maquinista: Padre Lívio.

Fotografia de cena: Danny Di Paula.
Estagiária de fotografia: Amanda Rezer.

ARTE
Direção de arte: Eduardo Antunes, Pauliana Becker.
Assistência de arte e produção de arte: Giulia Palermo.
Assistência de arte: Guilherme Wetzel da Cunha.
Produção de objetos: Pauliana Becker.
Contrarregragem: Cléo Ávila, Maikel Oliveira.

Efeitos especiais: Tiago Muka.

Figurino: Carol Scortegagna.
Assistência de figurino: Julia Outeiral, Mariane Collovini, Thais Diedrich.

Caracterização: Johnny Left.
Assistência de caracterização: Eduarda Lobardi.

SOM
Som direto: Duca Duarte.
Microfonistas: Cleverton Borges, Ray Fisch.

MÚSICA
Direção musical e trilha sonora original: Ricardo Pavão.
Gravação: Leonardo Mocca / KF Studios (Porto Alegre).
Mixagem: Wendel Fey, Gustavo Pavão (Selo Naïf).

Músicas:
• "Abertura" (Ricardo Pavão) por Rafael Sobrinho (violoncelo)
• "Regresso" (Ricardo Pavão) por Rafael Sobrinho (violoncelo)
• "A Visita" (Ricardo Pavão) por Rafael Sobrinho (violoncelo)
• "Cinema" (Ricardo Pavão) por Rafael Sobrinho (violoncelo)
• "Margeando o lago" (Ricardo Pavão) por Rafael Sobrinho (violoncelo)
• "Por una cabeza" (música: Carlos Gardel, letra en español: Alfredo Le Pera; tango-canción) por Carlittos Magallanes (bandoneon), Roberto Pinheiro (piano)
• "Briga com a mãe" (Ricardo Pavão) por Rafael Sobrinho (violoncelo)
• "Revelação" (Ricardo Pavão) por Rafael Sobrinho (violoncelo)
• "Partida" (Ricardo Pavão) por Rafael Sobrinho (violoncelo)
• "Fotografia" (Ricardo Pavão) por Rafael Sobrinho (violoncelo)
• "No labirinto" (Ricardo Pavão) por Rafael Sobrinho (violoncelo)

ARQUIVO
Imagem de arquivo – fotografia de Raquel Karro (Marina): Fábio Audi.
Imagens adicionais – Envato: Collab_Media; Stovtwo; PressMaster; BlackBoxGuild; Sibcam.
Imagens adicionais – Pexels: Valiantsin Konan; Luis Quintero; Yoroslav Shuraev.
Imagens adicionais – Videvo: Videvo.

Citações:
Cartazes de filmes:
Os Incompreendidos (Les Quatre cents coups, François Truffaut, 1959, FR).
A Noite (La Notte, Michelangelo Antonioni, 1961, IT-FR).
Blow up – Depois daquele beijo (Blow-up, Michelangelo Antonioni, 1966, UK-IT).
Morangos silvestres (Smultronstället, Ingmar Bergman, 1957, SE).
Sonata de outono (Höstsonaten, Ingmar Bergman, 1978, DE-UK-SE).

FINALIZAÇÃO
Montagem: Vini Felix.
Assistência de montagem: Clara Moraes, edt.

Produção de pós: Rogério Rodrigues.

Efeitos visuais e colorista: Jonatas Rubert.
Coordenação de efeitos visuais adicionais: Rafael Duarte.
Efeitos visuais adicionais: Luis Simioni.

EQUIPE KF Studios
Desenho de som: Kiko Ferraz, Ricardo Costa.
Edição de diálogos: Ricardo Costa.
Edição de efeitos sonoros: Ricardo Costa.
Edição de sons ambientes: Renato Galimberti.
Foley: Felipe Burger Marques.
Gravação e edição de foley: Renato Galimberti.
Pré-mixagem de foley: Leonardo Mocca.
Mixagem: Ricardo Costa.
Coordenação de pré-produção: Lísia Faccin.

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Câmera: Red Komodo 6k.
Estúdio de efeitos visuais adicionais: Machina Filmes (Porto Alegre).
Estúdio de pós-produção de som: KF Studios (Porto Alegre).
Produção de recursos de acessibilidade: CPL – Soluções em acessibilidade (Rio de Janeiro).

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Atama Filmes (Porto Alegre).
Financiamento (BR/RS): Edital SEDAC nº 01/2022: FAC Filma RS: Produção de longa-metragem. Pró-cultura RS Lei nº 13.490/2010 FAC Fundo de Apoio à Cultura. Realização: SEDAC Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Rio Grande do Sul, por intermédio do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-cultura RS com o apoio do IECINE Instituto Estadual de Cinema do RS. Proponente: Decio Antunes Ribeiro. Valor: R$ 1.200.000,00.
Apoio: KF Studios (Porto Alegre); Locall (Porto Alegre).
Apoio: Casa de Cultura de Pelotas, Clube Caixeiral (Pelotas), Clube Campestre (Pelotas), Colégio Municipal Pelotense, Estação Rodoviária de Pelotas, Flight Escola de Aviação (Porto Alegre), Hotel Manta (Pelotas), Jockey Club do Rio Grande do Sul, Konka Churrascaria e Galeteria (Porto Alegre), Laranjal Praia Clube (Pelotas), Locall (Porto Alegre), Madre Mia (Pelotas), Nave (Pelotas), Pelotas Film Commission, Prefeitura Municipal de Pelotas, Secretaria de Cultura de Pelotas, Secretaria de Educação e Desporto de Pelotas, Theatro Guarany (Pelotas), UFPel Universidade Federal de Pelotas.

AGRADECIMENTOS
Agradecimentos: Adriane Silveira / SMED, Adriano Simoni, Alceu Freitas Júnior / UFPel, Alessandro de Paula Pereira / Soluções Consultoria, Ana Paula / Hotel Manta, Andreia Fetter Zambrano / Theatro Guarany, Aneli Horst Lisboa / Flight Escola de Aviação, Antonio Carlos André, Antônio Quinto Di Cameli, Bruno Dias Sammario, Camila de Armas Alonso (engenheira), Carla Pereira Rossetto, Castelo Antiguidades, Centro de Memória e Pesquisa Hisales, Cíntia Essinger / UFPel, Cíntia Langie / UFPel, Cláudio Michelsen (proprietário de veículo de cena), Claudio Montanelli / Estação Rodoviária de Pelotas, Cleidi Victória / PROPLAN-UFPel, Clotilde Victória / SMED (Pelotas), Danuzia Silva Ribeiro / Laranjal Praia Clube, Deco Komka / Komka Churrascaria e Galeteria, Dione Detanico Busetti, dra. Chris de Azevedo Ramil, Fabiani Rodrigues Moraes / Museu da Baronesa, Gilmar Neves da Mota, Giselle Cechinni / UFPel, Guilherme Wetzel da Cunha / Fazenda da Invernada, Jaime Jeferson dos Santos Sanes (proprietário de veículo de cena), Jayme dos Santos Carvalhal (proprietário de veículo de cena), Jean Almeida dos Santos, Jesus Vaz / Prefeitura Municipal de Pelotas, Joana de Macedo Braga / SMDET-PMPA – Porto Alegre Film Commission, João Fernando D'Avila Rodrigues / Secretaria de Cultura de Pelotas, João Francisco Fagundes, Jorge Curi / Madre Mia e Nave (Pelotas), Jorge Vasques / Estação Rodoviária de Pelotas, José Francisco Rocha da Silva / Laranjal Praia Clube, Kabana Nunes Antiguidades & Afins (Pelotas), Liane Ritter / Jockey Club do Rio Grande do Sul, Maíra Ribeiro, Marcelo 'Kabana' Nunes, Margot Ribeiro, Maria Beatriz Costa Mecking, Maria Graciane Pereira de Pereira, Mathilde Le Tourneur Du Breuil, Noeli Lisboa, Patricia Farias, Paulo Pedrozo (secretário de Cultura de Pelotas), Ricardo Castilho Bortovski / Imobiliária Proper, Rosa Braga, Seu Zico, Simone M. B. Godinho / SMDET-PMPA – Porto Alegre Film Commission, Taís Leal / Hotel Manta (Pelotas), Valentina Acosta, Valéria Rosa (professora de francês), Vanessa Costa de Oliveira, Vanessa Sacco / Theatro Guarany, Vânia Maria Rössler Adam (SMDET-PMPA – Porto Alegre Film Commission, Victor Hugo Siqueira / Clube Caixeiral de Pelotas.
Agradecimento especial da produção: Thais Fernandes.
Agradecimento in memoriam: Joaquim Alfredo Lhullier da Cunha.

FILMAGENS
Brasil / RS, em Pelotas; Porto Alegre.
Período: dezembro de 2023.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 1:30:34
Som:
Imagem: pb
Proporção de tela:
Formato de captação:
Formato de exibição:
Acessibilidade disponível:

DIVULGAÇÃO
Artista visual: Leo Lage.

PREMIAÇÃO
• 53º Festival de Cinema de Gramado 2025: 5º Prêmio SEDAC/IECINE da Mostra Competitiva Longa-metragem Gaúcho: melhor atriz (Lara Trémouroux) [R$ 5.000,00] + ator (Brodt) [R$ 5.000,00].

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa:
Contato: Atama Filmes.

OBSERVAÇÕES
Créditos finais: // Atama Filmes. 2024. //

Contradições nos créditos:
Pós-produção e VFX: Jonatas Rubert. / Efeitos visuais e colorista: Jonatas Rubert.
Desenho de som e mixagem: Kiko Ferraz, Ricardo Costa. | Desenho de som: Kiko Ferraz, Ricardo Costa. Mixagem: Ricardo Costa.

Thierry Trémouroux. 11 abr 1961. 28 dez 2025.

Títulos alternativos:
Grafias alternativas: KF Studios – Além do som | Cíntia Langie Araújo | Maycon Rocha Mariense de Oliveira | Fernanda Veira Fernandes e Fernanda Vieira Fernandes | Célia e Clélia > personagem de Maureen Nogueira | Servílio Mello | Flaviano Roberto de Oliveira Assumpção | Paulo Sérgio de Oliveira da Rosa / PVC | Carlitos Magallanes
Grafias alternativas (funções): catering | Controller | Fotografia still | Figurinista | Técnico de som direto | Artista de efeitos visuais adicionais | Artista de foley

BIBLIOGRAFIA

Exibições


• Gramado (RS), 53º Festival de Cinema de Gramado [13-23 ago]-Mostra Competitiva Longa-Metragem Gaúcho, Palácio dos Festivais, 22 ago 2025, sex, 14h (presença da equipe, debate na Sociedade Recreio Gramadense, às 16h)

• Porto Alegre (RS), Mostra SEDAC/IECINE de Longas Gaúchos do 53º Festival de Cinema de Gramado [10-14 set], Cinemateca Paulo Amorim-Sala Paulo Amorim, 12 set 2025, sex, 19h (comentada com diretor)

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
Passaporte memória. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2026. Disponível em: https://cinemateca2.webdesignerlopes.com.br//portaldocinemagaucho/2669/passaporte-memoria. Acesso em: 03 de fevereiro de 2026.