Uma em mil (2025)

Brasil (RS-RJ)
Longa-metragem | Não ficção
cor, 71 min

Direção: Jonatas Rubert, Tiago Rubert.
Companhia produtora: ALata Filmes; Faço Filmes; SeuFilme

Primeira exibição: Gramado (RS), 53º Festival de Cinema de Gramado [13-23 ago]-Mostra Competitiva Longa-metragem Gaúcho, Palácio dos Festivais, 18 ago 2025, seg, 14h (presença da equipe)

 

Curioso caso de um filme feito em família, Uma em mil começa a existir em 1997, quando Irineu Rubert, pai dos diretores Jonatas e Tiago, enveredou pelo caminho das filmagens domésticas. Assim como muitos de sua geração, ele criou o hábito de gravar vídeos amadores em VHS, documentando as festas e os encontros ocorridos entre os seus parentes, naquela época. Em 1999, ele registrou o nascimento de seu segundo filho: Tiago Rubert, diagnosticado com a Síndrome de Down em seus primeiros dias de vida. Sem cura, a síndrome é considerada uma condição genética que afeta o desenvolvimento físico e intelectual de seus portadores. Ela acontece a partir da duplicação do cromossomo 21 no organismo dos recém-nascidos – sem qualquer explicação ou justificativa. Segundo estatísticas, a chance que um bebê tem de desenvolver o quadro é de uma em mil, o que ajuda a explicar o título do longa.

A família abraçou Tiago com todo o carinho do mundo, e fez o possível para que ele levasse uma vida normal. Sua chegada foi um sonho realizado para o pequeno Jonatas, que desejava ter um irmãozinho. Neste clã, já havia o tio deles, Cleber Puntel, diagnosticado com Down. Nos anos seguintes, Jonatas se tornaria um profissional respeitado no mercado gaúcho, atuando preferencialmente na área de edição. Formado pela UNISINOS Universidade do Vale do Rio dos Sinos, ele trabalha na Casa de Cinema de Porto Alegre e conquistou um Kikito de melhor montagem por Memórias de um esclerosado (T. Fernandes, R. Corrêa, 2024). O interesse em abordar o tema do Down sempre esteve em seu radar, e havia aparecido em curta-metragem que apresentava os casos de Tiago e Cleber: A Diferença entre mongóis e mongoloides (J. Rubert, 2023).

Interessado em ampliar as discussões para um longa, Rubert obteve as necessárias fontes de financiamento (pelas leis Paulo Gustavo, Aldir Blanc e Pró-cultura RS), e reuniu uma equipe criativa, composta por pessoas que já conheciam Tiago, como as editoras Thais Fernandes e Joana Bernardes. Coube a elas a difícil tarefa de explorar um extenso arquivo, iniciado por Irineu Rubert no passado. A narrativa mistura ficção e documentário, pois reúne situações reais anteriores com cenas dramatizadas no presente. Jonatas aparece tendo conversas francas com o irmão, abordando temas como o preconceito sofrido por quem tem Down. Em um depoimento bastante revelador, Tiago afirma que não tem problemas em ser quem ele é – mas admite que gostaria que as pessoas não pudessem identificar as suas limitações. A trama apresenta o garoto adquirindo interesse pelo audiovisual (a ponto de dirigir um filme). E tentando superar desafios, como a substituição de lâmpadas elétricas – uma grande piada interna.

Outros personagens interessantes se revelam aos poucos, como Giselda Salete Rubert (mãe de Tiago) e Olinda Dal Ripuntel (mãe de Cleber, já falecida). Ambas compartilham naturais preocupações maternas a respeito da criação de filhos com deficiência. Elas demonstram muita disposição para cumprirem as suas tarefas, mas temem pelos rebentos quando já não estiverem mais vivas. Quem também aparece bastante é Cleber Puntel, o tio dos protagonistas, que demonstra ter uma paixão por festas, músicas e rádio. Ele chega a se apresentar como DJ no centro de uma pequena cidade gaúcha. Um detalhe é que muitas cenas interessantes acabaram não entrando no corte final, como uma em que Tiago aparecia subindo em um telhado. Ele termina a história fazendo uma dança.

Uma em mil foi considerado o melhor longa-metragem da mostra Novos Rumos do Festival do Rio 2025. Em Gramado, os realizadores levaram três prêmios na Mostra Gaúcha: direção, roteiro e montagem. Não foi selecionado para a Mostra Nacional. Na ocasião, Jonatas declarou: "Este filme nasceu de um lugar muito simples: o amor pelo meu irmão. O maior privilégio da minha vida foi ter crescido junto com o Tiago e descobrir o mundo com ele. Dirigimos este filme juntos. E é a primeira vez que vejo um diretor com Síndrome de Down apresentar uma obra em festival. É muito bonito, mas também chocante que não seja mais comum". A estreia em Porto Alegre aconteceu na Cinemateca Paulo Amorim, que ficou lotada. Um debate de uma hora foi realizado após a sessão, onde Rubert descreveu novas conquistas da produção, como desfile em carro aberto com o Kikito, pelo interior, e o reconhecimento do público.

Sinopse


Créditos iniciais: // Este filme começou a ser feito em 1997, por Irineu Rubert, que captou grande parte das imagens que compõem nossa base, como filme e como família. //

É bem normal dizerem que uma em mil são as chances de uma pessoa nascer com a Síndrome de Down. Este filme é dirigido por dois irmãos, e o mais jovem tem a síndrome. Juntos, eles tentam entender por que um deles nunca trocou uma lâmpada na vida e acabam descobrindo o que a invenção do rádio tem a ver com a invenção da escada. Isso mesmo, este não é um filme normal.

Ficha técnica


IDENTIDADES
Olinda Dal Ripuntel (in memoriam),
Tiago Rubert,
Cleber Puntel,
Jonatas Rubert,
Giselda Salete Rubert.
Participação: Ana Paula Puntel Arcari, Antonieta Puntel Arcari, Antônio Júnior Langendorf, Claudete Giovaninni Puntel, Cloé Haas Langendorf, Enilda Ataide, Érick Luís Puntel Haas, Jordana Schmaedeck Boelter, Juceana Puntel, Juscelia Langendorf, Leonice Giovannini, Lorenzo Puntel Arcari, Luísa Vitória Giovannini Hermes, Maxi Giovannini, Paulo Cesar Puntel, Princesa.
Depoimentos: Christyan Silveira, Gabriela Poester, Gustavo Kruger, Mikaela de Souza, Rodrigo Pinto.
Figuração: Aldai Scottá, Alexandre Cos, Alvandir Trindade, Ana Jahn, André Talavitz, Angelita Machado, Benevenuto Vitorio Ruoso, Camila Cassanego, Catarina Festinalli, Clairton Bertoti, Cleci Debona, Daniela Francesqueta, Daniela Trentin Jahn, Deonildo Cassanego, Diulia Marina Francesquet, Emanuele Debona, Emanuelli Neu, Evandro Knirsch, Evandro Trintade, Francieli De Bona Bernardi Pasa, Gerônimo Antônio da Silva, Gilceu Roque Quoos, Gisele Aparecida Classen, Jandir José dos Santos, Joanine Hagemann Bonadeo, João Trenti, Joraci Debona, Lavinia de Carvalho, Margarida Dalazen, Narciso Roque Festinalle, Odenir Claussen, Sabrina Machado, Sofia Dal Ri, Solange Bertoti, Tamara Dal Ri, Valdir da Silva, Vanderléia Haas Puntel, Vilson Puntel.

DIREÇÃO
Direção: Jonatas Rubert, Tiago Rubert.
Assistência de direção: Thainá Silva.
Coreografia: Bianca Tainá Bueno.

ROTEIRO
Roteiro: Jonatas Rubert, Tiago Rubert.
Tradução: Aline Lampert, Gabriela Burck.

PRODUÇÃO
Produção e produção executiva: Natasha Ferla.
Assistência de produção executiva: Lucélis Bertoletti.
Coprodução: Daniel Gonçalves.
Direção de produção: Henrique Lahude.
Assistência de produção: Eduardo Piotroski.
Assistência de produção local (Guaíba): Patrick Arozi.
Assistência de produção (2019): Maria Galant.
Alimentação: Renata Teixeira Gomes.
Motorista: Jose Manoel de Medeiros.
Transporte: Cássio Bulgari, M & C Transportes, Luis Fernando Santos Maia.

Controladoria de produção: Patrick Arozi.
Controladoria pós-produção e comercialização: Tanize Cardoso.
Assistência de controladoria pós-produção e comercialização: Sandra Maria.
Assessoria jurídica: Ana Maria Di Domenico.

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: Juliano Possebon Ferreira.
Primeira assistência de câmera: Eloisa Soares.
GMA e segunda assistência de câmera: Augusto Sebastião.
Assistência de câmera (2019): Lígia Tiemi Sumi.
Iluminação teatro: Thais Andrade.
Operação de câmera adicional: Carol Merg, Natasha Ferla.

Fotografia de cena: Lucélis Bertoletti, João Vicente Fiorentini.
Making of: Lucélis Bertoletti.

ARTE
Direção de arte: Gabriela Burck.
Cenotécnica e contrarregragem: Tiago Alves.
Assistência de cenotécnica: Rodrigo Alves.
Estagiária de arte: Laura Debom.
Design – Desenvolvimento: Gabriel Fleck.

SOM
Som direto: Fábio Baltar.
Microfonista: Tomaz Borges.

MÚSICA
Trilha sonora original: Gustavo Foppa, Jonts Ferreira.
Gaitas: Cleber Puntel.
Produção musical: Onomato.

Músicas licensiadas:
• "Canto alegretense" (música: Bagre Fagundes, letra: Antonio Augusto Fagundes; chamamé) // Cedida gentilmente pela Família Fagundes
• "Chico Mineiro" (Francisco Ribeiro, Tonico) // Latino Editora Musical (administrado por Warner Chappell Music Brasil)
• "Katchakera" (música, letra: Vanderlei Rodrigo) // Cedida gentilmente pela gravadora Faixa Nobre
• "Puchero da morena" (Airton Pimentel, Pedro Guerra Pimentel) por Pedro Guerra Pimentel // Cedida gentilmente pela Família Scarparo Silveira
• "Selmar e seu tostado" (Airton Pimentel, Pedro Guerra Pimentel) por Pedro Guerra Pimentel // Cedida gentilmente pela Família Scarparo Silveira
• "Sinfonia nº 9" (música: Ludwig van Beethoven)
• "Parabéns a você" ["Happy birthday to you"] (música, letra: Patty Hill, Mildred J. Hill; autoria disputada pelas irmãs; letra brasileira: Bertha Celeste) // Warner Chappell Music Brasil

ARQUIVO
Esse filme só foi possível graças às fotografias gentilmente cedidas pela Família Puntel.
Áudios gentilmente cedidos pela Rádio Sobradinho 1110 AM.
Envidamos os melhores esforços na busca das fontes e fornecimento de créditos adequados às imagens utilizadas neste filme.

FINALIZAÇÃO
Montagem: Joana Bernardes, edt., Thais Fernandes, edt.
Assistência de montagem: Luísa Zarth Carvalho.

Consultoria de montagem: Tina Hardy.
Sessão Corte Edt: André Berzagui, Bruno Carboni, Jorge Furtado, Pedro Valadão, Renata Rezende, Stéfany Krick, Vitor Queiroz, Yasmin Borges.

Coordenação de pós-produção: Lisi Kieling.

EQUIPE Post Frontier
Supervisão de pós-produção: Daniel Dode, Gustavo Zuchowski.
Coloristas: Arthur Bovo, Daniel Dode, Gustavo Zuchowski.
Geração e aferição de DCP: Daniel Dode, Gustavo Zuchowski.
Deliverables: Arthur Bovo, Gustavo Zuchowski.

Desenho de som e mixagem: Guilherme Cássio.
Edição de efeitos sonoros: Nina Mayers.
Edição de sons ambientes: Victor Mascarenhas.
Criação e edição de foleys: Nina Mayers, Victor Mascarenhas.

ACESSIBILIDADE
Legenda descritiva em inglês e espanhol: Georgia Santana.

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Equipamento de câmera: Locall; R Câmera; Henrique Schaefer; Henrique Lahude.
Equipamento de luz: Tesch Lighting (Porto Alegre).
Drone: Loba Filmes (Porto Alegre).
Câmera analógica: Tuane Eggers, Juliano Possebon Ferreira.
Equipamentos de som: Fábio Baltar, Tomaz Borges.
Estúdio de pós-produção de imagem: Post Frontier (Porto Alegre).
Acessibilidade: Prisma Acessibilidade.
Seguro: Berkley.
Assessoria contábil: Faccioni Assessoria Contábil (Porto Alegre), Nelson Morais.

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: ALata Filmes.
Coprodução: Faço Filmes (Porto Alegre); SeuFilme (Rio de Janeiro).
Financiamento (BR/RS): Chamada pública SEDAC nº 12/2020. Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas. Parceria: Fundação Marcopolo; SEDAC Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Rio Grande do Sul; Recursos da Lei Aldir Blanc Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020. Responsável (pessoa jurídica): Natasha Ferla da Costa. Segmento: Audiovisual. Corede: Vale do Rio dos Sinos. Cidade: Canoas. Valor: R$ 50.000,00.
Financiamento (BR/RS): Edital SEDAC nº 01/2022: FAC Filma RS: Produção de longa-metragem. Pró-cultura RS Lei nº 13.490/2010 FAC Fundo de Apoio à Cultura. Realização: SEDAC Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Rio Grande do Sul, por intermédio do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-cultura RS como apoio do IECINE Instituto Estadual de Cinema do RS. Proponente: Natasha Ferla da Costa (Canoas). Valor: R$ 500.000,00.
Financiamento (BR>RS): Recursos do MinC Ministério da Cultura – Governo Federal – Brasil – União e reconstrução, repassados por meio da LPG Lei Paulo Gustavo Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
Apoio: Ibis Hotels Guaíba; Prefeitura Municipal de Ibarama – Estado do Rio Grande do Sul; Prefeitura de Guaíba; Casa de Cinema de Porto Alegre – 35 anos.

Participação em fase de pré-produção:
• DOCSP 9º Encontro Internacional de Documentário de São Paulo, 16 out-1º nov 2023 / RCL Rough Cut Lab, Unibes Cultural (R. Oscar Freire, 2.500, Sumaré), 27-29 out 2023.
• DOCSP 9º Encontro Internacional de Documentário de São Paulo, 16 out-1º nov 2023 / Rodadas de Negócios, 31 out, 1º nov 2023, online.
• DOK Film Market 2024.

AGRADECIMENTOS
Agradecimentos especiais da direção: Alberi Scota, Aldori Antônio Scota, Alfredo Barros, Ana Luiza Azevedo, André Berzagui, Andrea Beltrão, Anísio Guedes, Britney Federline, Carmem Dalberto Siebert, Carmem Leonete Haas Bernardes, Christiane Engelmann Baladão, Davi de Oliveira Pinheiro, Dilon Luiz Bernardes, Eloiza Madalena Bernardes Scota, Gabriela Poester, Geni Ilva Puntel, Germano de Oliveira, Giba Assis Brasil, Giordano Gio, João Quaresma, Joelma Machado Leão, Jorge Furtado, Juliana Costa, Juscelito Gervazoni, Leonardo Bomfim, Leonardo da Rosa, Leoni Kittel, Luizi Ferreira Podel, Luzia Saraiva, Marcelo Maranata, Mariely Oyamada, Miau da Cabral, Naomi Siviero, Nora Goulart, Pedro Bughay, Pedro Molnar, Priscila Mietlicki, Roselene Puntel Scota, Simone Guedes, Sirlei Lopes da Silva, Teresa Assis Brasil, Valentina Hickmann, Valmir Michelon.
Agradecimentos: Agenor Nicolão, Aldori Scotta, Ana Fagundes, Angélica da Costa, Argel Medeiros, Associação Comunitária de Linha Salete, Bagre Fagundes, Botânico Buffet Vegetariano, Brick 209 Restinga, CHC Santa Casa Porto Alegre, Claudete Giovaninni Puntel, Cloé Haas Langendorf, Cras Ibarama, Cris Rosa Burck, Derci Kruger, Edson Ismael Tespesel, Ernesto Fagundes, Gabriela Güez, Giovanna Fiorentini, Guga's Lancheria, Guima Mello, Ivanio Melchior, Jessica Luz, jornal Gazeta da Serra (Sobradinho), Juceana Puntel, Lancheria do Parque (Porto Alegre), Leonice Giovannini, Luísa Schwengber, Luka Ibarra, Maria da Graça Rosa Burck, Maria Eduarda Dienstmann Appel, Maria Verônica da Silva, Mariana Fonte, Marivaine Moreira Pereira, Marlene Fagundes, Mateus Neves da Fontoura, Maxi Giovannini, Mercado Spinelli, Neto Fagundes, Neusa de Souza, Pablito Aguiar, padre Matheus Venturini, Paola Wink, Paula Gomes, Paulo Cesar Puntel, Pedro Guerra Pimentel e família, Prefeitura Municipal de Guaíba, Prefeitura Municipal de Ibarama, Raineri Spohr, Restaurante 3Barra12, Richard Tavares, Ruy Edenir Faber, Salete Ferla, Sim Sala Bim, Tamara Dal Ri, Tuane Eggers, Valéria Nahas Fagundes e irmãos, Valmor Neri Mattana, Vanderlei Rodrigo, Vera Ione Scholz Rodrigues, Vicente Fiorentini, Vulcana Cinema, Wilton Soares Martins, Zoe Ferriera Pinto.

FILMAGENS
Brasil /
RS, em Canoas, Guaíba, Ibarama, Porto Alegre, Sobradinho;
RJ, no Rio de Janeiro.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 1:10:36
Som:
Imagem: cor
Proporção de tela:
Formato de captação:
Formato de exibição:

DIVULGAÇÃO
Design: Leo Lage.
Edição gráfica: Dolores Nunes, Gabriel Fleck.
Assistência de clipping: Isidoro B. Guggiana.

PREMIAÇÃO
• 53º Festival de Cinema de Gramado 2025: 5º Prêmio SEDAC/IECINE da Mostra Competitiva Longa-metragem Gaúcho: melhor direção [R$ 5.000,00] + roteiro [R$ 5.000,00] + montagem [R$ 5.000,00].
• 27º Festival do Rio 2025 – Première Brasil Novos rumos: melhor longa-metragem.

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa:
Contato:

OBSERVAÇÕES
Créditos finais: // Uma em mil. Canoas, Guaíba, Ibarama, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Sobradinho. 2025. @ ALata Filmes, Faço Filmes, SeuFilme. //

Os nomes seguintes estão repetidos em agradecimentos: Raineri Spohr, Restaurante 3Barra12, Ruy Edenir Faber, Salete Ferla, Sim Sala Bim, Tamara Dal Ri, Tuane Eggers, Valéria Nahas Fagundes e irmãos, Valmor Neri Mattana.

Faço Filmes tem como sócios os irmãos Jonatas Puntel Rubert e Tiago Puntel Rubert.
SeuFilme tem como sócios Daniel de Castro Gonçalves, Daniele Bezerra Nascimento e Ricardo Resende Valle.

Títulos alternativos:
Grafias alternativas: Cassio Luciano Bulgari Fontes | Augusto Sebastião 'Sebas' | Nico Fagundes | Isidoro Becker Guggiana | Wilton Martins | Lea Magalhães, pseudônimo de Bertha Celeste Homem de Mello | Tesch Light | Nora Goularte
Grafias alternativas (funções): Catering | Fotografia still | Imagens adicionais | Cessão de direitos autorais e fonográficos sobre obra musical |

BIBLIOGRAFIA

Exibições


• Gramado (RS), 53º Festival de Cinema de Gramado [13-23 ago]-Mostra Competitiva Longa-metragem Gaúcho, Palácio dos Festivais, 18 ago 2025, seg, 14h (presença da equipe)

• Porto Alegre (RS), Mostra SEDAC/IECINE de Longas Gaúchos do 53º Festival de Cinema de Gramado [10-14 set], Cinemateca Paulo Amorim-Sala Paulo Amorim, 10 set 2025, qua, 19h (comentada com diretores + equipe; mediação: F. Lunardelli)

• Rio de Janeiro (RJ), 27º Festival do Rio [2-12 out]-Première Brasil Novos rumos,
Estação NET Gávea Sala 1, 10 out 2025, sex, 18h45 (presença da direção)
Estação NET Gávea Sala 2, 10 out 2025, sex, 18h45 (presença da direção)
Estação NET Rio Sala 5, 11 out 2025, sab, 16h15
CineCarioca José Wilker Sala 1, 12 out 2025, dom, 18h

• Porto Alegre (RS), FRAPA 13º Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre [3-7 nov]-Mostra de Longas, Cinemateca Paulo Amorim-Sala Paulo Amorim, 4 nv 2025, ter, 19h (debate com diretores + montadoras, mediação: J. Furtado)

• São Bernardo do Campo (SP), 3º Festival de Cinema de São Bernardo do Campo [26-30 nov]-Mostra Competitiva "Terra do Cinema" Longa-metragem de Documentário Brasileiro, Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo (Av. Lucas Nogueira Garcês, 856, Jardim do Mar), 27 nov 2025, qui, 13h

• Rio Grande (RS), MCLARG 7ª Mostra de Cinema Latino-americano de Rio Grande [25-28 nov], Anfiteatro Professor Earle Barros do IFRS Campus Rio Grande, 27 nov 2025, qui, 19h (debate com diretores, mediação: André Berzagui)

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
Uma em mil. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2026. Disponível em: https://cinemateca2.webdesignerlopes.com.br//portaldocinemagaucho/2661/uma-em-mil. Acesso em: 02 de fevereiro de 2026.