Mãos à terra (2025)

Brasil (RS-SP)
Longa-metragem | Não ficção
cor, 79 min

Direção: Sérgio Guidoux.
Companhia produtora: Olho de Cabra; Meio do Mundo Filmes; O Riacho; Reina

Primeira exibição: Goiás (GO), FICA 26º Festival Internacional de Cinema Ambiental [10-15 jun]-Mostra Internacional Washington Novaes-Longas-metragens-Sessão 5, Cine Teatro São Joaquim, 13 jun 2025, sex, 14h
Primeira exibição RS: Porto Alegre (RS), IX Primavera Botânica, organização: discentes do Programa de Pós-graduação em Botânica da UFRGS voltado para o público acadêmico, Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-Departamento de Botânica, 4 set 2025, qui, 14h30 (conversa com a presença de agricultores da Feira de Agricultores Ecologistas + integrantes da equipe do filme)

 

Produzido ao longo de seis anos (2018 a 2024), Mãos à terra, documentário de tom histórico-social, apresenta as várias faces do ativismo ambiental no Brasil. O ponto de partida é a FAE Feira dos Agricultores Ecologistas, que acontece desde 1989 na Rua José Bonifácio, nas proximidades do Parque da Redenção, aos sábados. Considerada a maior feira de agricultura ecológica da América Latina, ela reúne expositores de todas as partes do Rio Grande do Sul, movimentado um público estimado em 15 mil pessoas. O grupo adota técnicas sustentáveis, rejeitando o uso de artifícios químicos como adubos, venenos, herbicidas e fungicidas em suas lavouras e plantações. O objetivo é conseguir oferecer alimentos mais saudáveis, em oposição à estratégia adotada por grandes produtores rurais e latifundiários, que preferem a monocultura e visam a obtenção do maior lucro possível – ainda que isso possa trazer problemas para o organismo.

O coletivo responsável pelo longa-metragem já tinha o hábito de frequentar a FAE, e havia lançado um curta-metragem bastante semelhante: Você sabe de onde vem seus alimentos? (2012). Para compor o painel, foram entrevistados personagens variados, como frequentadores da feira, engenheiros agrônomos, camponeses, ambientalistas, pesquisadores e até mesmo representantes do MST Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Estes últimos alegam terem sido vítimas de um movimento conhecido como Revolução Verde, na década de 1960. Ele visava o aumento da produção agrícola, por meio de ações como o uso de insumos industriais, a mecanização e a redução da mão de obra humana. No território gaúcho, as consequências foram a implantação da cultura da soja em larga escala, responsável por um grande êxodo rural no campo.

O regime militar (1964-1985) deu aval, inclusive fazendo um filme que demonstrava como deveriam ser aplicadas as novas técnicas: O Celeiro do mundo (1975). Por sua vez, o drama dos desabrigados foi exibido em títulos como Terra para Rose (T. Moraes, 1987). Trechos dessas obras são apresentados pelo filme, cuja equipe se dispôs a fazer um exaustivo trabalho de pesquisa, localizando arquivos, digitalizando antigas fitas em VHS, anexando fotografias e reportagens de jornal. Os cineastas também pegaram a estrada, visitando os municípios de Antônio Prado, Eldorado do Sul, Farroupilha, Ipê, Mariana Pimentel, Morrinhos do Sul, Pareci Novo, Porto Alegre, Três Cachoeiras e Viamão – para registrar a rotina de muitas famílias agricultoras. Falas de José Lutzenberger (1926-2002), também são resgatadas, a fim de fazer uma associação entre as escolhas humanas e as tragédias climáticas que vem se tornando cada vez mais frequentes em todo o mundo.

Mãos à terra se destacou no circuito de festivais, obtendo troféus como melhor montagem, prêmio especial e voto popular de melhor longa brasileiro no 14º Filmambiente, um dos mais importante do segmento. O diretor Sérgio Guidoux é mestre em Produção de Áudio pela University of Westminster. Está no mercado audiovisual desde 2005, tendo participado da pós-produção de som de mais de 30 longas, além de curtas e séries de televisão. Atualmente, desempenha funções diversas em projetos autorais ou de terceiros, nos campos da fotografia, gravação de som direto, pós-produção de som, montagem e finalização de vídeo. Os realizadores contaram com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura – Pró-cultura RS FAC, Lei nº 13.490/10. Mas também fizeram uma exitosa campanha de crowdfunding, alcançando mais de 31 mil reais através do Coletivo Apoia.se.

Sinopse


No extremo sul do Brasil, ao longo de mais de quatro décadas, famílias agricultoras, ambientalistas urbanos e clérigos progressistas unem-se para imaginar e construir uma alternativa ao modelo agrícola convencional problemático.

Ficha técnica


IDENTIDADES
Ordem de identificação:
Pedro José Lovatto, Glaci Campos Alves, Luis Jacques Saldanha, Juarez Pereira, padre Remi Gotardo Casagrande,
Maria José Guazzelli,
Marinês Riva, Jalo Matias (Integração Gaúcha Assentamento do MST, em Eldorado do Sul),
Nelson Diehl, Jamir Vigolo, Elci da Paz,
Franciele Bellé, Nélio Bellé (em Antônio Prado),
Vilmar Menegat (em Ipê),
Ricardo Jiro Hattori, Takayuki Hattori (em Viamão).
Arquivo:
Pedro José Lovatto, Glaci Campos Alves, Luis Jacques Saldanha,
Ângelo Vigolo, família Vigolo (em Antônio Prado, 1992),
Ernesto Geisel (presidente BR, mar 1974-mar 1979),
padre Remi Gotardo Casagrande (Encontro do Dia do Agricultor, Litoral Norte RS, 1989),
José Lutzenberger (TV Câmara, Pelotas; Nas cinzas da floresta, 1984; TV Cultura, 1991; 1989),
Nelson Diehl (1991), Jamir Vigolo (1992),
Elci da Paz (Encontro do Dia do Agricultor, Litoral Norte RS, 1989),
padre João Bosco Luiz Schio (em Antônio Prado, 1989),
Nelson Bellé (1992),
Maria José Guazzelli (11 fev 1997),
Laércio Meirelles (agrônomo RJ), Ana Luiza Meirelles (agrônoma MG),
Salete Vigolo (1992), Volnei Comparin (1992),
Nasser Youssef Nasr (em Cachoeiro do Itapemirim, ES, 1992).
Arquivo (creditada, mas não identificada): Elisabete Mendes.

DIREÇÃO
Direção: Sérgio Guidoux.

ROTEIRO
Roteiro e entrevistas: Bruna Giuliatti, Dani Eizirik, Sérgio Guidoux.
Tradução e legendas: Karen Villanova (inglês), Nicolás Castrilli (espanhol), Myrtô Bliman-Manet & Chuy (francês).

PRODUÇÃO
Produção executiva: Bruna Giuliatti, Giulia Góes, Jeferson Silva, Sérgio Guidoux, Sofia Ferreira.

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: Ieve Holthausen, Sérgio Guidoux, Tuane Eggers.
Direção de fotografia adicional: Antônio Ternura.
Imagens aéreas (Porto Alegre): Ricardo Reinbrecht Junior.
Imagens aéreas (Amazônia): Fábio Nascimento.

SOM
Som direto: Bruna Giuliatti, Sérgio Guidoux, Tuane Eggers.

MÚSICA
Direção musical: Rita Zart.
Trilha sonora original: Rita Zart.
Músicas adicionais: Gabriela Lery.
Músicos: Lucas Fê (baterias), Rita Zart (synths / instrumentos virtuais), Gabriela Lery (contrabaixo).
Gravação de bateria: Diogo Brochmann.
Mixagem de músicas: Tiago Bello.

Músicas licenciadas:
• "Criar" (música, letra: Carlinhos Hartlieb) por Lu Faccini; arranjo: Lu Faccini // Gentilmente cedida por Gerry Marquez
• "Urubamba" (Jorge Milchberg) por Los Incas: Jorge Milchberg (charango), Olivier Milchberg (quena), Rob Yaffee (cello), Moises Arnaiz (guitar), Juan Dalera (quena), Jorge Trasante (percussion). Produção: Musavida [créditos finais]

ARQUIVO
Pesquisa de imagens: Bruna Giuliatti, Dani Eizirik, Kátia Zanini, Sérgio Guidoux, Tuane Eggers.
Fotos e material impresso cedido por: Centro de Documentação Magda Renner; Lilly Lutzenberger / Acervo Lutzenberger; Acervo FAE Feira dos Agricultores Ecologistas; Glaci Campos Alves; Nelson Diehl; João Batista Aguiar; Ana Meirelles e Laércio Meirelles / Centro Ecológico; Família Hattori; Família Bellé; Família Lovatto.
Gravações VHS/DV originais cedidas por: Jacques Saldanha; padre Remi Gotardo Casagrande; Lilian Dreyer / VIDICOM; Rogério Brum; André Oliveira e Julia Aguiar / Coletivo Catarse.
Digitalização de vídeo analógico: Sérgio Guidoux.
Digitalização de fotos e material impresso: Sérgio Guidoux, Tuane Eggers.

Filmes:
O Celeiro do mundo (Eduardo Rüegg, Carlos Elino Boechat, 1975, 11 min). Roteiro: professor José Cavaliere Figueiredo. Texto: professor Carlos Alberto Rabaça. Narração: Tite de Lemos // Produzido por Agência Nacional em colaboração com a ANDEF Associação Nacional de Defensivos Agrícolas.
Agricultura no Rio Grande do Sul (Remigio Rovigati, 1974, 10 min). Locução: Alberto Curi // Produzido por Agência Nacional.
Ernesto Geisel, presidente da República Federativa do Brasil (1976, visita o Paraná, onde assiste a colheita do trigo) // Produzido por Agência Nacional.
Terra para Rose (Tetê Moraes, 1987) // VemVer Produções.
A Década da destruição: Ep. 4: Nas cinzas da floresta (Adrian Cowell, 1990).
Igreja da Libertação (Silvio Da-Rin, 1985) // Lumiar Produções Audiovisuais Ltda.
Registros em vídeo:
Primeira Feira dos Agricultores Ecologistas, out 1989.
Visita à Família Vigolo, em Antônio Prado, 1992 (VHS gravada por Padre Remi).
Derrubada de árvores e incêndios florestais.
Encontro do Dia do Agricultor, Litoral Norte RS, 1989 (acervo: padre Remi).
Cooperativa Colmeia – Ecologismo e Naturismo.
Ashram da GFU Grande Fraternidade Universal, Porto Alegre, 1979.
Santo Antônio da Patrulha, 1991. Visita da Coolmeia a agricultores (VHS de Jacques Saldanha).
Manifestação de mulheres agricultoras.
20ª Romaria da Terra, Antônio Prado, 11 fev 1997.
Tupambaé Feira Ecológica, na Redenção, 17-18 out 1987.
Couve-flor gigante sendo colhida.
Primeira Feira de Agricultores Ecológicos, na Rua José Bonifácio, em 14 out 1989.
FAE Feira de Agricultores Ecologistas, 2005.
Encontro da Associação Agroecológica, Eldorado do Sul, 2019
30 anos da FAE, 2019
Enchente em Porto Alegre, maio 2024.
Destruição causada pela enchente no Assentamento Integração Gaúcha. Vídeo de Maria Riva.
Explosão em depósito de fertilizantes (Beirute, Líbano, 4 ago 2020): Agoston Nemeth / Newsflare Limited.

// Fizemos todos os esforços para contatar os titulares dos direitos autorais das obras originais empregues na produção deste vídeo, nem sempre com sucesso. Se você tiver meios para comprovar sua titularidade e tiver questões de direito autoral relativas a este vídeo, entre em contato para dialogarmos. //

FINALIZAÇÃO
Montagem: Bruno Carboni, Sérgio Guidoux.

Coordenação de pós-produção: Sérgio Guidoux.

EQUIPE O Riacho
Direção e arte de animação: Dani Eizirik.
Movimento título: Josemi Bezerra.
Composição de animação e movimento: Karen Reis, Rafa Duarte, Sérgio Guidoux.
Mapa da expansão da soja no Brasil: baseado em pesquisa do professor Valdemar J. Wesz Junior.

EQUIPE Machina Filmes
Supervisão: Taísa Ennes.
Coordenação de pós-produção: Rafael Duarte.
Efeitos visuais: Luis Simioni.
Colorista: Rafael Duarte.

EQUIPE Gogó
Desenho de som e mixagem: Tiago Bello.
Edição de diálogos: Dennys Rocha.
Edição de efeitos sonoros: Tomás Valente Karam, Cristiano Scherer.
Foley: Ivan Lemos.
Gravação de foley: Daniel de Bem.
Back office: Priscila Severo.

ACESSIBILIDADE
AD Audiodescrição: Kerlon Lazzari.

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Estúdios de gravação da música: Gogó (Porto Alegre); Pimenta Caseira.
Estúdio de animação: O Riacho (Porto Alegre).
Estúdio de finalização de imagem: Machina Filmes (Canoas).
Estúdio de pós-produção de som: Gogó (Porto Alegre).

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Olho de Cabra (Porto Alegre).
Coprodução: Meio do Mundo Filmes (São Paulo); O Riacho (Porto Alegre); Reina (Porto Alegre).
Apoio: FAE Feira dos Agricultores Ecologistas; Associação Agroecológica; Pão da Terra – Energia da natureza; Família Hattori; Mandala Lunar.
Financiamento (BR/RS): Edital SEDAC nº 01/2022: FAC Filma RS: Finalização de longa-metragem. Pró-cultura RS Lei nº 13.490/2010 FAC Fundo de Apoio à Cultura. Realização: SEDAC Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Rio Grande do Sul, por intermédio do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-cultura RS com o apoio do IECINE Instituto Estadual de Cinema do RS. Proponente: Sergio Guidoux Kalil. Valor: R$ 150.000,00.
Apoiadores do financiamento coletivo Apoia.se: Adriana Regina Corrent, Adriano Pauli, Airton Gregório Martins, Alberto Pereira de Souza Goldim, Alejandra Pizarro Muñoz, Alfredo Davila, Alice Albuquerque de Oliveira, Alice Campana, Aline Bueno, Aloisio Schmaedecke Perdomini, Amanda Lovatto, Amanda M. Martins, Ana Accorsi, Ana Cláudia Alves, Ana L. F. V. M. Oliveira, Ana Laura Freitas, Ana Lúcia S. Martins, Ana Luiza Backes, André Castilho, André Luiz Martinelli Garbini, Andréa Dornelles, Andressa Pacheco Lawisch, Angelo Bonini, Anna Cláudia Dilda, Antonio Aveline, Arthur Ennes Martins, Augusto Bennemann, Base-Film, Beatriz Carlesso, Beatriz Pinto Ribeiro, Betânia Vargas Furtado, Bettina Rubin, Bianca Silveira de Araujo, Bianca Wu, Breno Castro Alves, Brigitta Calloni, Bruna Bergamaschi Tavares, Bruna Fernanda Suptitz, Bruno Gularte Barreto, Camila Albrecht Freitas, Camila Bellaver Alberti, Camila Rocha, Camilo da Rosa Simões, Carla Beatris Valentini, Carla da Cunha Barth, Carolina Bouvie Grippa, Caroline Jacobi, Cátia Viviane Gonçalves, Celso Danieli, Christina Almeida Amaral, Cibele Barros Indrusiak, Cissa Granada Norenberg, Clara Trvs, Clarice da Costa Trindade, Clarissa Virmond, Claudia Coronas, Claudio Eizirik, Clélia Nóbrega, Cleonice Marília Lovatto Cortelletti, Constance Oderich, Cristiano de Abreu Gomes Selbach, Cristina Cattoi, Cristina Rosa da Silva, Daniele Birck, Daniella da Costa Carvalho Miranda, Decio L. Eizirik, Deise Bin, Dimitri Souto Fagundes, Diogo da Luz Machado, Don Juan, Dora Assumpção Schmidt, Douglas Zasso Braum, Eduardo Soligo da Silveira, Elena Taborda, Elizabeth Fernandes de Andrade, Eros Moreira de Carvalho, Fabian Umpierre Couto, Fanny Salles, Felipe Almeida Picon, Felipe Vicente, Fernanda Freitas Dias, Fernanda Puricelli, Filipe Medeiros Neves, Flávia W. Parente Eizirik, Flavio Antonio Zannin, Francisca Sperb Indrusiak, Francisco Lang, Gabi Bresola, Gabriel Freytag, Gabriel Honzik, Gabriela Salvarrey, Geraldo Otoni Xavier Brochado, Giancarlo Borba, Gilberto Vauthier, Giordano Francisco Delazeri, Giuliana Almada, Guilherme Druck Becker, Heloisa Helena Ratier, Henrique Lahude, Isadora Lescano, Itiana Pasetti, Ivan Fernandes, Jade Schmidt Knorre, Janaína Fischer, Jane Mazzarino, Jeff Pietro Mota, Joana Kirst Adami, Joana Schossler, João Carlos Coimbra, Joice Silva, John Tsu Kuo, Jorge André Hunger, José Luiz Martins Paiva, Josefa Losada Valle, Ju Silva, Juli Anna Ruzzarin, Júlia Diaz Bregolin, Julia Feldens, Júlia Sartori, Juliana Brust Orso, Juliana Roeber, Juliana Trevizan, Kaiane Mendel, Kaio Silva, Karin Pötter, Karina Moraes Zimmer, Katia Janaina Zanini, Ketelyn Scrittori, Lara Lutzenberger, Laura Laura, Laura Wainer, Le Tícia, Leandro Martins, Leila Rechenberg, Lena Annes, Leonardo Fleck, Leticia Ludwig Loder, Lídia Brancher, Lilly Charlotte Lutzenberger, Livi Gerbase, Lívia Biasotto, Lorenzo Benevenutti, Luciana Brandão, Luís Fernando Kirsch, Luísa Prestes, Luiz Carlos Galli, Luiz Jacques Saldanha, Luiza Beck, Luiza Carolina Moron, Mandala Lunar, Mara Sandra Gerzson Araujo, Marcelo Goffermann, Marcelo Henrique Schwade, Marcelo N. Mello, Marcelo Sgarbossa, Marcia Fabris, Márcia Londero, Márcia Marques, Marcia Regina Tamiozzo, Márcio Roberto Stefani, Marcos Lopes da Silva, Mari Ana Tevah, Maria Eduarda Dienstmann Appel, Maria Eduarda Nectoux, Maria Francisca do Amaral Oscar, Maria Terezinha Santos Bandeira, Maria Vecchio, Mariana Coronas, Mariana Vasconcelos, Mariana Villa Real, Marilise de Andrade Araujo, Marina Lf, Mario Guidoux, Marlise Bock Santos, Marta Orofino, Martin Luis Eggers, Matheus Mombelli, Mauro Sanches, Maximo Daniel Lamela Ado, Michele Tanus, Milena de Aguiar Soares, Miriam Tonello, Mirna Spritzer, Natália Pallavi Escouto, Nelson Eizirik, Nency Vidal, Nestor Scherer, Nicole Caneppele, Nicole Sberse Morás, Odisnei Galarraga, Paola Mallmann, Pastoriz R. Pdr, Patricia Baier Krepsky, Paula Suñé Pfeifer Sant'Anna, Paula Z. Segal, Paulo H. Lange, Paulo Renato Menezes, Paulo Roberto Chaves Dalpian, Pedro Augusto Pinheiro Fantinatti, Pedro Tesler, Pilar Alvez Prado, Polliana Zocche de Souza, Polliane Trevisan Nunes, Priscilla da Silva, Quézia Pinheiro, Rafael Câmara dos Santos, Rafaela Delacroix, Raquel Dvoranovski, Raquel Valiente Frosi, Rebeca Santos Pinheiro da Silva, Regina Weber, Renata Menasche, Renato Kalil, Rene Goya Filho, Reynerio Espinoza, Ricardo Curti, Ricardo Jiro Hattori, Ricardo K. Kalil, Roberto Giugliani, Roberto Lourenço, Rodrigo Bello Marroni, Rodrigo Bettiol Ribeiro, Rosane Domingues, Sabrina Lindemann, Samanta Flôor, Sandro Augusto Cardoso, Semente – Café e Grãos, Sergio K. Velazquez, Silvia Froemming Pont, Silvia Isaacs, Silvia Ritter Linghi, Sissi Betina Venturin Garcia, Sofia Perseu, Susana Fröhlich, Susana Guidoux, Talita Hoffmann, Tania Darc M. Sampaio, Tanize Mocellin Ferreira, Tarita Deboni, Thaize Rorato, Vanessa Ferreira, Vera Lúcia Remedi Pereira, Vicente Carcuchinski, Victoria Campello, Victória Citton, Vitória Vozniak, Zi Bonotto.

Participação em fase de pré-produção:
• 14º Festival Internacional de Cinema da Fronteira, Bagé, 29 nov-3 dez 2023, 2º Mercado Sur Frontera WIP LAB [exibição de pré-montagem].
• Visions du Réel Film Market.

AGRADECIMENTOS
Agradecimentos: Alberto Bracagioli, Alexandre Luís Huning, Alicia Ganzo, Amigas da Terra Brasil, Ana Accorsi, Ana Luiza Azevedo, Ana Luiza Backes, Ana Meirelles, Anahi Fros, André Oliveira, Biel Gomes, Café do Brique, Camila Torres Brum, Casa de Cinema de Porto Alegre, Centro Ecológico, Cláudia Guidoux, Cristiano Motter, Décio Domingues, Denise Holthausen Bandeira, Eduardo Osório, Elson Schoeder, Felipe Burger Marques, Fernando Campos Costa, Gabriel Faccini, Gerry Marquez, Giba Assis Brasil, Guilherme Schubert, Hopi Chapman, Iana Scopel van Nouhuys, Ingo Luger, João Batista Aguiar, Jonatas Rupert, Jorge Furtado, Júlia Gonçalves, Julia Saldanha Aguiar, Kim Costa Nunes, Laércio Meireles, Laura Backes, Laura Neis, Lilian Dreyer, Lilly Lutzenberger, Marcos Lopes, Maria Angela Saldanha Aguiar, Mariana Mêmis Müller, Marina Machado, Marlene Schwank, Martino Picinini, Naila Andrade, Nasser Youssef Nasr, Natália Doncatto, Nora Goulart, Núcleo Amigas da Terra Brasil, Olivier Milchberg, padre Remi Gotardo Casagrande, Pedro Lunaris, Rene Goya Filho, Rogério Brum, Rosane Bandeira, Sítio Steffen, Simone Otto Chaves, Thais Andrade, Tiago Meirelles, Valdemar J. Wesz Junior, Vanessa Casa NAT, Vic Campello, Vivian Schäfer.

FILMAGENS
Brasil / RS, em
Antônio Prado: Família Bellé, Família Vigolo, Família Camatti, Família Vedana.
Eldorado do Sul: Família Riva, Assentamento Integração Gaúcha.
Farroupilha: Espaço do Sossego.
Ipê: Família Marcon, Família Menegat.
Mariana Pimentel: Juarez Pereira.
Morrinhos do Sul: Família Martins.
Pareci Novo: Companheiros da Natureza.
Porto Alegre: Feira de Agricultores Ecologistas.
Três Cachoeiras: Família Becker, Família Scheffer.
Viamão: Família Hattori.
Período: entre 2018 e 2024.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 1:19:22
Som:
Imagem: cor
Proporção de tela:
Formato de captação:
Formato de exibição:
Acessibiliade disponível: AD Audiodescrição.

DIVULGAÇÃO
Projeto gráfico: Dani Eizirik.

PREMIAÇÃO
• FICA 26º Festival Internacional de Cinema Ambiental 2025: menção honrosa // melhor filme pelo júri Fiocruz.
• 14º Filmambiente 2025: prêmio especial + montagem [júri: Jorge Bodanzky, Priscila Brasil, Rita Elmôr] // melhor longa-metragem brasileiro (voto popular).
• FASAI 5º Festival Americano de Cinema e Vídeo Socioambiental 2025: Troféu Cidade de Iraquara de melhor longa-metragem.

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa: Livre.
Contato:

OBSERVAÇÕES
Créditos finais: // Porto Alegre. Outono de 2025. //

Títulos alternativos: Hands to the earth
Grafias alternativas: Sérgio Kalil | Valdemar Wesz Jr. e Valdemar J. Wesz Junior (agradecimentos) | René Goya (agradecimentos) | Gerry Marques (agradecimentos) | Pedro Lovatto, Glaci Alves, Jacques Saldanha, padre Remi Casagrande, Maria José Guazzelli, padre Schio, Ricardo Hattori (identificação) e Pedro José Lovatto, Glaci Campos Alves, Luis Jacques Saldanha, padre Remi Gotardo Casagrande, Maria José Guazelli, padre João Bosco Luiz Schio, Ricardo Jiro Hattori (créditos finais)
Grafias alternativas (funções): Artista de efeitos visuais | Color grading | Artista de foley

BIBLIOGRAFIA

Exibições


• Porto Alegre (RS), Cinemateca Paulo Amorim-Sala Eduardo Hirtz, 22 out 2024, ter, 16h (especial para equipe e convidados)


• Goiás (GO), FICA 26º Festival Internacional de Cinema Ambiental [10-15 jun]-Mostra Internacional Washington Novaes-Longas-metragens-Sessão 5, Cine Teatro São Joaquim, 13 jun 2025, sex, 14h

• Pignola (IT), TerraLenta 1. Film Festival Internazionale del Documentario Ambientale [23-27 jul]-Sezione lungometraggi, Sala 1 (Largo S. Nicola), 25 jul 2025, sex, 21h (presença do diretor)

• Locarno (CH), Atelier Teatro dei Fauni, 12 ago 2025, ter, 19h (encontro com diretor)

• Rio de Janeiro (RJ), 14º Filmambiente [27 ago-5 set]-Competição Longa-metragem Documentário Brasileiro, Estação NET Rio (R. Voluntários da Pátria, 35, Botafogo), 29 ago 2025, sex, 20h30 (debate com diretor + produtora e co-roteirista B. Giuliatti + Marcio Mendonça, coordenador do programa de Agricultura urbana, da AS-PTA/RJ)

• Porto Alegre (RS), IX Primavera Botânica, organização: discentes do Programa de Pós-graduação em Botânica da UFRGS voltado para o público acadêmico, Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-Departamento de Botânica, 4 set 2025, qui, 14h30 (conversa com a presença de agricultores da Feira de Agricultores Ecologistas + integrantes da equipe do filme)

• Puerto Madryn, provincia de Chubut (AR), MAFICI 13º Festival Internacional de Cine de Puerto Madryn [17-26 out]-Competencia Documental Ambiental, disponível online para todo o território argentino durante 17-26 out 2025

• Rio de Janeiro (RJ), Arquivo em Cartaz 10º Festival Internacional de Cinema de Arquivo [20-24 out]-tema "Memórias da Terra em Filmes de Arquivo: transformações ambientais, impactos e sobrevivências", Arquivo Nacional (Praça da República, 173, Centro) Cine Auditório, 23 out 2025, qui, 18h30

• Treze Tílias (SC), 3ª Mostra.doc [30 out-2 nov]-Sessão 9, Centro de Eventos Maria Thaler Moser (R. Antônio Carlos Altenburger, 46, Centro) Auditório, 1º nov 2025, sab, 19h

• Iraquara (BA), FASAI 5º Festival Americano de Cinema e Vídeo Socioambiental [5-9 nov], Parque da Dolina, 7 nov 2025, sex, 14h30 (presença do diretor + Dani Eizirik)

• São Paulo (SP), SP Food Film Fest [13-23 nov],
Reserva Cultural Sala 2, 14 nov 2025, sex, 18h15
CCSP Centro Cultural São Paulo (R. Vergueiro, 1.000, Paraíso) Sala Paulo Emilio, 16 nov 2025, dom, 17h15

• Serra Grande (BA), Cine de Quinta, Centro Cultural Casa Serpente (R. São João, 22), 6 dez 2025, sab, 18h (debate com Dani Eizirik)

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
Mãos à terra. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2026. Disponível em: https://cinemateca2.webdesignerlopes.com.br//portaldocinemagaucho/2645/maos-a-terra. Acesso em: 02 de fevereiro de 2026.