Tributo (2025)
Brasil (RS)
Longa-metragem | Ficção
cor, 74 min
Companhia produtora: Meteoro Produções
Primeira exibição: Porto Alegre (RS), Campus da PUCRS (Av. Ipiranga, 6.681) Teatro da PUCRS (Prédio 40), 23 maio 2025, sex, 19h (estreia, bate papo com diretor + roteirista H. Mazzini + médico Lucas Ramos, coordenador do Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital São Lucas da PUCRS)
Tributo aborda um dos momentos mais difíceis na vida de qualquer ser humano: a chegada da morte. A trama é liderada por Roberta, uma jovem porto-alegrense que sempre teve o sonho de seguir a carreira artística. Estimulada pela família, ela forma o próprio conjunto musical (o "Casulo") e chega a iniciar uma turnê por São Paulo. No entanto, precisa retornar com urgência para o Rio Grande do Sul, após ficar sabendo que a mãe (Bárbara) foi internada num hospital. O diagnóstico é devastador: tumor maligno no pâncreas, em estágio avançado. Como o tratamento não produz os efeitos esperados, a única alternativa é recorrer aos cuidados paliativos, necessários para proporcionar alívio e conforto antes da partida. Antes que isso aconteça, mãe e filha têm a oportunidade de reforçaram os eternos laços de afeto, em um cenário ideal: o próprio âmbito doméstico, após liberação médica. O óbito acontece de forma natural, com dignidade e respeito.
Após essa perda, a vida de Roberta muda completamente. Fascinada pelo trabalho desenvolvido pelas equipes de saúde que auxiliaram Bárbara, ela decide abandonar os palcos a fim de se tornar enfermeira. Seu objetivo é conseguir ajudar as pessoas em situação de fragilidade física e emocional. Dedicada e competente, ela conhecerá incríveis histórias de vida e terá a chance de repensar as suas escolhas quando uma paciente em estágio terminal (com apenas 28 anos de idade) a estimulará a cantar novamente. Não por acaso, a música é um ponto chave da narrativa, que aposta em canções autorais e cheias de emoção para cativar o público. As letras abordam tópicos como amor, generosidade, gratidão e memória. O "tributo" do título tem a ver com ações terapêuticas que valorizam as jornadas existenciais dos enfermos, inclusive recorrendo à arte.
O roteiro foi inspirado em uma história real vivida pelo diretor Rodrigo Teixeira. O pai do realizador, Cícero Teixeira, enfrentou uma batalha de cinco anos contra o câncer. Durante esse período doloroso, o cineasta teve a oportunidade de conhecer a rotina de profissionais como técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e médicos, desenvolvendo a ideia futura de retratá-los em cena. Em meio às internações, Rodrigo também se envolveu na organização de saraus musicais no ambiente hospitalar, com a intenção de proporcionar alegria ao parente doente. Uma cena de bastidores eterniza esse contexto, com Cícero prestigiando a apresentação de uma cantora em seu quarto – ao lado da esposa Rejane, parceira até o último suspiro. De acordo com depoimentos, Cícero comparou o gesto a uma "transfusão de sangue", capaz de elevar o seu espírito.
Cineasta e ator, Rodrigo Teixeira é formado em Teatro pelo DAD Departamento de Arte Dramática, além de mestre em artes cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É mais conhecido pela direção de filmes musicais como Os Felizardos (2022) e A Última noite em Madame Bublitz (2021). Lançado oficialmente no Teatro da PUCRS Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Tributo teve total apoio da instituição, que forneceu o Hospital São Lucas como palco das filmagens. A produção foi contemplada com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022). Já a empresa Mil Palavras colaborou com vários recursos que asseguraram a circulação junto ao maior número de espectadores: audiodescrição, legendagem descritiva para surdos e ensurdecidos, tradução e interpretação em LIBRAS. Uma outra abordagem do mesmo universo é o documentário Câncer – Sem medo da palavra (L. A. Cassol, 2009), que oferece casos de pacientes que conseguiram vencer a temida doença.
| + || - |
Sinopse
A jovem Roberta abandona a carreira de cantora, no auge de sua primeira turnê, para cuidar da mãe, diagnosticada com câncer em estágio terminal. A morte da mãe distancia Roberta do sonho de se dedicar à música. A vida da jovem toma novos rumos. Oito anos depois, já enfermeira em um hospital, Roberta se dedica intensamente a pacientes em estágio paliativo. A conexão com César, um paciente cego, e Léa, uma jovem fotógrafa em fase terminal, reacende memórias e revela novos sentidos para o luto, a arte e o cuidado. Um pedido inusitado permite que Roberta ressignifique a música como um gesto de amor, transformando sua dor em cura.
| + || - |
Ficha técnica
ELENCO
Maria Kipper,
Suzy Menegat,
Heloisa Mazzini,
Hayline Vitória,
Letícia Schwartz,
Rafael Braz,
Elis Pozzer,
Beatriz Sandoval, Cássio Iribarrem,
Álvaro RosaCosta, Felipe Vargas.
Elenco de apoio: Adami, Fasolo, Paula Weiss, Rodrigo Teixeira.
Figuração: Ana Paula Scholl, Angelica da Silva, Bibi Iankilevich, Frederico Focchi, Luiza Tomasi, Heitor Corrêa Dias, João Pedro de Souza, Joana Dias Chagas da Silva, Liane Ribeiro, Nicolas Puchalski, Lucio Berenguer, Mayummi Aragão, Oliver Scholl Conter, Rafael Conter.
DIREÇÃO
Direção: Rodrigo Teixeira.
Preparação de elenco: Rodrigo Teixeira.
ROTEIRO
Roteiro: Heloisa Mazzini, Rodrigo Teixeira.
Consultoria técnica de roteiro: Priscila Silva.
Revisão de roteiro: Maria Kipper.
PRODUÇÃO
Produção executiva: Beatriz Sandoval.
Produção: Beatriz Sandoval, Isabel Sommer, Rodrigo Teixeira.
FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: Johnny Brando.
Assistência de câmera, operação de video assist e logger: Bruno Anghinoni.
Making of: Catarina Schenberg.
ARTE
Direção de arte: Beatriz Sandoval, Heloisa Mazzini.
Produção de arte: Beatriz Sandoval, Élbio Sommer, Isabel Sommer.
Produção de figurino: Heloisa Mazzini, Thais Diedrich.
Confecção de figurino: Khadim KFBA Moda Africano, Fabrício Humberto.
Maquiagem: Taciane Dal Bosco.
SOM
Som direto: Henrique Sommer, Victor Mascarenhas.
MÚSICA
Direção musical: Henrique Sommer, Vinícius Kern.
Composição musical: Henrique Sommer, Nicolas Puchalski, Vinícius Kern.
Mixagem e masterização musical: Brenno Di Napoli / Estúdio 433.
Músicas:
• "Casulo" (Henrique Sommer, Vinícius Kern) por Maria Kipper (voz), Vinícius Kern (violão), Henrique Sommer (guitarra), Valmor Pedretti Jr. (bateria), Breno Di Napoli (sintetizador, baixo)
• "Tributo ao Cícero" (Henrique Sommer, Rodrigo Teixeira, Vinícius Kern) por Maria Kipper (voz), Henrique Sommer e Vinícius Kern (violão), Valmor Pedretti Jr. (bateria), Breno Di Napoli (baixo), Vinícius Kern (bongô)
• "Estrela, estrela" (música, letra: Vitor Ramil) por Ana Clara Farias Klock Pereira (voz), Nicolas Puchalski (piano) // Direitos autorais adquiridos: Editora Warner Chappell Music Brasil Edições Musicais Ltda.
• "A Vida é bárbara" (Henrique Sommer, Vinícius Kern) por Maria Kipper (voz), Nicolas Puchalski (piano)
• "Céu de futuro" (Henrique Sommer, Nicolas Puchalski, Vinícius Kern) por Nicolas Puchalski (piano)
• "De mãos dadas" (Henrique Sommer, Nicolas Puchalski, Vinícius Kern) por Nicolas Puchalski (piano)
• "Lar" + "Cuidar" (Henrique Sommer, Nicolas Puchalski, Vinícius Kern) por Nicolas Puchalski (piano)
• "Aquela risada" (Vinícius Kern) por Vinícius Kern (violão)
• "Melancolia na cidade" (Henrique Sommer, Nicolas Puchalski, Vinícius Kern) por Nicolas Puchalski (piano)
• "Sempre existe alguém pra escutar" (Henrique Sommer, Vinícius Kern) por Maria Kipper (voz), Vinícius Kern (violão)
ARQUIVO
Citações:
O Livro dos abraços, de Eduardo Galeano.
FINALIZAÇÃO
Montagem: Johnny Brando.
Colorista, VFX: Johnny Brando.
Desenho de som e mixagem: Dave Deville, Henrique Sommer.
ACESSIBILIDADE
AD Audiodescrição e LSE Legendagem para Surdos e Ensurdecidos: Mil Palavras (Porto Alegre).
LIBRAS Língua Brasileira de Sinais: Amanda Oliveira Rocha, Daniela Bered, Marcelo Lúcio Correia de Amorim.
EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Pós-produção de áudio: Dead Marshall Recordings (Caxias do Sul).
Coordenação de acessibilidade: Mil Palavras (Porto Alegre).
MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Meteoro Produções.
Financiamento (BR>RS): Recursos do MinC Ministério da Cultura – Governo Federal – Brasil – União e reconstrução, repassados por meio da LPG Lei Paulo Gustavo Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022. Realização: SECULT Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais-Prefeitura Municipal de São Leopoldo – Humanizar, transformar, incluir; Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer-Prefeitura de Esteio.
Colaboração: Hospital São Lucas da PUCRS; PUCRS Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Apoio: Espaço Criativo Isabel; Backup Locadora; Armazém e Bistrô Machry – Desde 1988; Doralice – Doralice Cantinho Saudável; CID Centro Integrado de Desenvolvimento; DAD-UFRGS Departamento de Arte Dramática-Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mila Veg; Brechó Vestida de Nós.
AGRADECIMENTOS
Agradecimentos: Abner Borba, Ana Spohr, Aletheia Message, Cheila Schroer, Cristina Nunes Puchalski, Daniel Scola, Fátima de Deus, Iara Machry, Jorge Rein, Luis Henrique Puchalski, Lucia Leal, Márcio Chagas, Marcos Pozzer, Oda Lia da Silveira, Tábata Galina, Tatiane Barp, Thainan Rocha, Tita Peterson.
Hospital São Lucas da PUCRS: dr. Fabiano Ramos, Alice D'Almeida, Danusa Malta, Fernanda Dreier, Giovana Coelho, dr. Plínio Baú, dr. Lucas Ramos, Marla dos Santos, Roberta Marco, Soami Bartz.
PUCRS Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul: Caroline Kiosseski, Luiza Rabello, Michel Flores.
Agradecimentos especiais: dra. Priscila Silva, dr. André Fay, Débora Peretti, Francisco Teixeira, Gabriel de Farias, Maria Augusta Class Maia.
Dedicatória: Para Rejane e Cícero, que se conheceram na maternidade. Ele partiu cedo demais. Ela cuidou dele até o último suspiro.
FILMAGENS
Brasil / RS, em Porto Alegre, em lugares como: Hospital São Lucas da PUCRS.
ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 1:14:12
Som:
Imagem: cor
Proporção de tela:
Formato de captação:
Formato de exibição:
Acessibilidade disponível: AD Audiodescrição + LIBRAS Língua Brasileira de Sinais + LSE Legendagem para Surdos e Ensurdecidos.
DIVULGAÇÃO
Gerenciamento de mídias sociais: Heloisa Mazzini, Maria Kipper, Rodrigo Teixeira.
DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa: 12 anos.
Contato: Meteoro Produções.
OBSERVAÇÕES
Créditos iniciais: // Esta é uma obra de ficção inspirada em dias vividos com amor e coragem. //
Créditos finais: // Maio de 2025. //
Embora tenha sido divulgado que as exibições em 29 e 30 out 2025 seriam de uma versão com 52 min, esta informação não procede, cf. declaração do diretor para o Portal. Tal versão não existe.
Títulos alternativos:
Grafias alternativas: Valmor Pedretti Jr. ("Casulo") e Valmor Pedreti Jr. ("Tributo ao Cícero") | Mil Palavras Acessibilidade Cultural
Grafias alternativas (funções): Assistência de fotografia | Legendagem Descritiva para Surdos e Ensurdecidos
BIBLIOGRAFIA
Noticiário:
Lançamento do filme Tributo. PUCRS – Cultura, Porto Alegre, 28 abr 2025.
[https://www.pucrs.br/cultura/evento/lancamento-do-filme-tributo/]
Longa-metragem Tributo transforma Hospital São Lucas da PUCRS em cenário de acolhimento, arte e despedida – Estreia do audiovisual lotou Teatro da Universidade na noite desta sexta-feira. Correio do Povo, Porto Alegre, 23 maio 2025.
[https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/cidades/longa-metragem-tributo-transforma-hospital-s%C3%A3o-lucas-da-pucrs-em-cen%C3%A1rio-de-acolhimento-arte-e-despedida-1.1611859]
| + || - |
Exibições
• Porto Alegre (RS), Campus da PUCRS (Av. Ipiranga, 6.681) Teatro da PUCRS (Prédio 40), 23 maio 2025, sex, 19h (estreia, bate papo com diretor + roteirista H. Mazzini + médico Lucas Ramos, coordenador do Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital São Lucas da PUCRS)
• Porto Alegre (RS), UFCSPA Universidade de Ciências da Saúde (R. Sarmento Leite, 245) Teatro Moacyr Scliar, 4 jun 2025, qua, 18h30 (acessibilidade: LSE + LIBRAS + AD; bate-papo com diretor + roteirista H. Mazzini + atriz M. Kipper + médica oncologista Priscila Silva, do Hospital Nora Teixeira da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre)
• Esteio (RS), Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, 14 jun 2025, 18h (acessibilidade: LSE + LIBRAS + AD; bate-papo com a equipe)
• São Leopoldo (RS), Teatro Municipal, 1º ago 2025, sex, 19h (acessibilidade: LSE + LIBRAS + AD; bate-papo com diretor + produtora B. Sandoval)
• São Leopoldo (RS), Aula Inaugural da Escola de Saúde, com o tema "Saúde, Cuidado e Acolhimento" e exibição do filme, Unisinos Campus São Leopoldo-Anfiteatro Padre Werner, 20 ago 2025, 19h30
• Porto Alegre (RS), Cinemateca Paulo Amorim-Sala Paulo Amorim, 13 set 2025, sab, 14h (acessibilidade: LSE + LIBRAS + AD; bate-papo com diretor + atrizes B. Sandoval, H. Mazzini, M. Kipper)
• Caxias do Sul (RS), Especial, Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (R. Luiz Antunes, 312, Panazzolo) Sala de Cinema Ulysses Geremia, 1º out 2025, qua, 19h30 (acessibilidade: AD + LIBRAS + LSE; bate-papo com diretor + atriz S. Menegat + Nayara Dourado, enfermeira especialista em Gestão de Saúde, coordenadora da área adulto do Hospital Círculo, em Caxias do Sul)
• Porto Alegre (RS), Campus da PUCRS (Av. Ipiranga, 6.681) Cine Cinco – Sala de Cinema da PUCRS (térreo do Prédio 5), 29, 30 out 2025, qua, qui, 14h
