Agonia (2025)

Brasil (RS-SP)
Longa-metragem | Ficção
cor, 104 min

Direção: Luiz César Rangel.
Companhia produtora: Cine Kua Non e LCR Imagem Produções; K2 Imagens

Primeira exibição: Porto Alegre (RS), CineBancários, 10 mar 2025, seg, 18h (debate com diretor + atriz A. Caldini)

 

O cineasta carioca Luiz César Rangel tem bastante afinidade com o Rio Grande do Sul. Ele iniciou sua carreira artística com apenas 16 anos, durante a década de 1980, na Escola de Teatro Martins Penna, no Rio de Janeiro. Em 2002, lança o seu primeiro filme e desde então, acumula um extenso currículo. Um dos melhores momentos de sua carreira aconteceu no Festival de Gramado quando lançou o seu primeiro longa, Réquiem para Laura Martin (2013), sobre um maestro famoso que se divide entre a paixão pela música e a obsessão por sua musa e amante. A obra foi adquirida por canais de televisão e recebeu prêmios internacionais. Posteriormente, Rangel estabeleceu a sua empresa em Gramado, criando um vínculo com o povo gaúcho.

Idealizado por volta de 2023, Agonia seria gravado no município serrano. No entanto, uma série de contratempos (de problemas políticos ao caos climático gerado pelas enchentes de maio de 2024 no estado) atrasaram as filmagens. Em entrevista ao Portal G1, o diretor declarou: "Com os danos materiais causados aos nossos equipamentos, fui obrigado a repensar o local de gravação, e, por sugestão de um de meus atores, o Socleson Dantas, que é morador e ativista cultural de Jundiaí, decidi produzir o filme por lá, levando em consideração os quesitos segurança e estilo urbano. Tudo se encaixou perfeitamente". Esta foi a primeira vez que Rangel rodou uma produção audiovisual no interior paulista. As locações aproveitaram espaços como o Jardim Botânico de Jundiaí, além das dependências físicas de um escritório de arquitetura e de uma lanchonete, além de imóveis cedidos por familiares de Socleson. Membros da comunidade jundiaiense fizeram participações especiais.

O enredo acompanha a jornada de Lucas, um cidadão comum que é apaixonado pela namorada, Isabel (papel da atriz gaúcha Anelise Caldini, mais conhecida pelos papéis no teatro infantil). A relação apresenta algum desequilíbrio, na medida em que ele já está fazendo planos adiantados (de casamento e filhos), enquanto a companheira não tem tanta certeza sobre esse futuro conjunto. De uma hora para outra, dois acontecimentos negativos fazem com que a sanidade mental de Lucas seja posta à prova: ele perde o seu emprego, após demonstrar ineficiência no cumprimento de tarefas; e ainda enxerga Isabel nos braços de outro homem (Augusto). Incapaz de lidar bem com os fatos, ele altera o seu comportamento e passa a agir de modo violento, muitas vezes confundindo a ficção com a realidade. Nem mesmo as consultas a um terapeuta profissional (interpretado pelo próprio Luiz César Rangel) lhe ajudarão.

Em novo depoimento à imprensa, Rangel demonstrou uma certa euforia: "É o primeiro filme produzido no Brasil que aborda questões da saúde mental. Ele é destinado a toda e qualquer pessoa que se interesse em entender o convívio com o seu semelhante. Afinal, quem de nós está realmente são mentalmente e/ou conhece alguém realmente são?". Críticos como Orlando Rodrigues aprovaram a proposta, opinando que Agonia "provoca risos, lágrimas e desperta um senso de autocrítica em quem assiste, pois é sobre comportamentos abusivos, relações tóxicas e tantas outras perturbações da mente, preconceitos e outros sentimentos que muitas vezes temos – mas nem sempre admitimos, por acharmos que o erro está no outro". Rodado durante dez dias em Jundiaí, o longa foi finalizado em Ribeirão Preto, no verão de 2025.

Sinopse


Cartela inicial: // "Existe um lugar onde ninguém pode tirar você de mim, e este lugar chama-se pensamento... e nele, você me pertence!" – Charles Chaplin. //

Até onde podemos criar a nossa própria realidade? Quando o amor se transforma em loucura e o maior responsável por tudo é você mesmo.

Ficha técnica


ELENCO
Diogo Savala (Lucas),
Anelise Caldini (Izabel),
Socleson Dantas (Michel).
Atores especialmente convidados: Luiz Guilherme Favati (Augusto), Renata Brás (Flávia), Miguel Nader (Davi), Daniel Bisogni (Dr. Gomes / Enfermeiro).
Participação especial: Lopes Dilo (Keanu Reeves), Michela Giarola (Paciente 2), Eduardo Fortes (Paciente 1), Lili Colonnese (Paciente 3), Marcella Carvalho (Recepcionista clínica), Mariana Ruduit (Fernanda), Luiz César Rangel (Dr. Aurélio).
Alessandra Cruz (Paciente 4).

DIREÇÃO
Direção: Luiz César Rangel.
Assistência de direção: Jesus Ramos.
Consultoria psicológica: Jorge Cruvinel, Taty Ades, Abraão Segat, Soraia Trino.
Consultoria exotérica: Michely Myh, Sensitiva Paloma.

ROTEIRO
Roteiro: Luiz César Rangel.

PRODUÇÃO
Produção: Luiz César Rangel.
Direção de produção: Luiz César Rangel.

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: Helder Martins.
Assistência de câmera: Jesus Ramos.

ARTE
FX e maquiagem: Willyam Ferrari / W.effects makeup (São Caetano do Sul, SP).

SOM
Som direto: Ney Damacena.

MÚSICA
Trilha sonora: Saitama, Cinenova Vilela.

Músicas:
• "Agonia" (música, letra: Mongol) por Oswaldo Montenegro // Música tema gentilmente cedida por Oswaldo Montenegro

FINALIZAÇÃO
Montagem: Ronaldo Paskakulis.
Assistência de montagem: Sofia Paskakulis, Annie Paskakulis.

Abertura: Rafael Totini.
Efeito 3D dos créditos de abertura: Rafael Totini.

Desenho de som: Ronaldo Paskakulis, Luiz César Rangel.

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Finalizado em fevereiro de 2025, em Ribeirão Preto (SP).

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Cine Kua Non e LCR Imagem Produções (Gramado, RS); K2 Imagens (Ribeirão Preto, SP).
Apoio: Choperia Quintal Cica; Restaurante Kinoisfaiz; Arco-íris Acadêmicos do Samba; Voa Convenience Hotel; Talkeanushow; Joalheria Império Moleiro; Parque Jardim Botânico Jundiaí; Kiosque da Roseira; Nanni Arquitetura; Body Center Fitness Club; Jabras.
Apoio do financiamento coletivo: Maria Aparecida Santana Waller, Denilson Donizetti Sansigolo, Jorge Cunha Cruvinel, Soraia Durante Gonçalves, Angela Regina Sabino, Maria Nasarete Jaques, William César de Paula Silva, Elis Regina Santos de Andrade, Marcia Goulart Valli, Maria Cristina Lopes Salvanha, Neize Maria Zanatta, Eduardo de Lima, Eliane Cristina de Albuquerque, Sueli de Oliveira Spala, Flor do Aveiro, Rosilene Feijó, Rita Secassi, Léo de Oliveira, Soraia Trino, Vanessa Amaresco, Carlos Guimarães, Daniele da Silva.

AGRADECIMENTOS
Agradecimentos especiais: Daniel Nani, Solineide Dantas, Marcelo Perroni, João Luca, Monica Leonarde Schincariol, Tiago Costa, Douglas Alexander, Dircelio Timóteo, Socleson Dantas, Eduardo Fortes, Michela Giarola, Renan Sartori, Maia Paskakulis, Josiane Lage, Annie Paskakulis, José Tiago, André Massari e família, Danilo Inagaki Yodono, Jornal de Jundiaí, G1, R7, Oswaldo Montenegro, Willyam Ferrari.

FILMAGENS
Brasil / SP, em Jundiaí.
Período: em dez dias, de 14 a 23 de julho de 2024. [créditos finais informa junho]

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 1:44:13
Som:
Imagem: cor
Proporção de tela:
Formato de captação:
Formato de exibição:

DIVULGAÇÃO
www.k2imagens.com.br

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa: 16 anos.
Contato: Cine Kua Non e LCR Imagem Produções.

OBSERVAÇÕES
Cf. créditos iniciais e finais: // Resistimos, persistimos e existimos. //
Créditos finais: // Idealizado em junho de 2023, em Gramado/RS. //

Créditos iniciais: Montagem: Ronaldo Paskakulis. Assistente de montagem: Sofia Paskakulis, Annie Paskakulis.
Finais: Montagem: Ronaldo Paskakulis, Sofia L. Paskakulis, Luiz César Rangel.

Cine Kua Non e LCR Imagem Produções tem como sócio Luiz Antonio Rios Rangel Rodrigues.

Grafias alternativas: Charlie Chaplin | Sofia L. Paskakulis | W. Effects Make Up Brazil
Grafias alternativas (funções): Design de som

BIBLIOGRAFIA
Noticiário:
YABIKU, Ana Paula. Filme nacional de suspense sobre saúde mental é gravado no interior de SP. G1, 4 ago 2024.
[https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2024/08/04/filme-nacional-de-suspense-sobre-saude-mental-e-gravado-no-interior-de-sp.ghtml]
FILHO, Mauricio Mike. Agonia: Filme de suspense de Luiz César Rangel é digno de premiação. Crônicas do Rock, Jundiaí, 19 jul 2025.
[https://cronicasdorock.com.br/agonia-filme-de-suspense-de-luiz-cesar-rangel-e-digno-de-premiacao/]
Rodrigues, Orlando. Agonia: um filme de tirar o fôlego. ORTVWEB, São Paulo, 2025.
[https://ortv.com.br/agonia-um-filme-de-tirar-o-folego-anee-cultura/#google_vignette]

Exibições


• Porto Alegre (RS), CineBancários, 10 mar 2025, seg, 18h (debate com diretor + atriz A. Caldini)

• Jundiaí (SP), Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), 28 jul 2025, seg

• Plataformas digitais: Prime Video + Apple TV+, a partir do segundo semestre de 2025

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
Agonia. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2026. Disponível em: https://cinemateca2.webdesignerlopes.com.br//portaldocinemagaucho/2619/agonia. Acesso em: 02 de fevereiro de 2026.