Homens de barro (2025)
Brasil (RJ-RS) – Argentina
Longa-metragem | Ficção
DCP, cor, 72 min
Companhia produtora: Valkyria Filmes; Dar a Luz Cine; Panda Filmes
Primeira exibição: Porto Alegre (RS), Cinemateca Capitólio, 4 fev 2025, ter, 19h30 (pré-estreia)

Homens de barro é uma releitura de Romeu e Julieta (1597), a clássica peça de William Shakespeare (1564-1616), agora adaptada para um contexto homoafetivo. Trata-se da terceira versão no cinema gaúcho. Antes, a comédia Domingo de Grenal (P. Dias, 1979), onde duas famílias esportistas colocavam a rivalidade em primeiro plano, impedindo o amor de um casal formado por uma gremista e um colorado. E mais recente, Verona (A. Sidermann), série e versão filme que leva a narrativa para a fronteira e a rivalidade entre fazendeiros.
Nesta nova versão, a história se passa em uma cidade não nominada, em um tempo também não especificado – mas em um ambiente que lembra o interior do Rio Grande do Sul, com sua rotina pacata e valores tradicionais. Os problemas começam quando dois trabalhadores do ramo de tijolos (Oscar Tamai e Élvio Miranda) entram em conflito, por fatores que envolvem a disputa pelos clientes e as acusações de irregularidades nos respectivos negócios. A irracionalidade e intolerância faz com que os filhos dos dois homens sejam atingidos: mesmo sendo melhores amigos de infância, Pássaro Tamai e Marciano Miranda recebem a orientação de que não podem mais brincar juntos. O motivo é apenas a má relação entre seus criadores.
Quando as autoridades começam a investigar irregularidades em sua olaria, Oscar desconfia que Élvio foi o responsável pela denúncia, partindo para a agressão física contra o seu adversário. O caso termina em tragédia, com um dos indivíduos perdendo a vida, enquanto o outro abandona a própria família, para fugir da prisão. Muitos anos depois, Pássaro e Marciano crescem e se tornam indiferentes um ao outro, ignorando os laços afetivos do passado. Ambos também desenvolvem personalidade diferentes: Pássaro é mais artístico e sonhador, desejando sair dali para explorar o mundo; Marciano encarna a figura do gaúcho bruto, agressivo e preconceituoso, fechado em seu próprio mundo. Aos poucos, Pássaro começa a se aproximar de Ângelo – o irmão caçula de Marciano, que também nutre um perfil sensível e está começando a descobrir sua sexualidade. Vivendo em um ambiente machista e retrógrado, ambos encontram muitas dificuldades para viverem o romance. O principal oponente do novo casal é justamente Marciano, que herdou a mesma raiva e o rancor do pai, sendo incapaz de permitir que o amor prevaleça.
Em depoimento para a Rádio EBC (Empresa Brasil de Comunicação), a diretora Angelisa Stein comentou sobre sua experiência com o projeto: "É um filme de nicho, que dialoga com o público LGBTQIA+. Considero importante a defesa dos direitos das minorias, o respeito às minorias. Gostaria que a mensagem final fosse a necessidade de acabar com a intolerância, respeitar as diferenças. Se alguém tem uma crença diferente da sua, isso não significa que a outra crença seja menos válida. A direção procurou abordar com essas questões, de um modo suave". Intérprete de Pássaro na ficção, o ator Gui Mallmann destacou, em conversa com o Portal Brasil de Fato, que se inspirou em suas próprias dificuldades pessoais para compor o personagem: "Estava num momento difícil da minha vida, depressivo, com situações muito fortes ocorrendo ao meu redor. Pessoalmente, eu necessitava de uma transformação. Em busca de novas decisões para a minha vida, o filme calhou com esse momento".
Homens de barro é uma coprodução entre Brasil e Argentina. Sua execução esteve a cargo de três empresas: Valkyria Filmes (Rio de Janeiro, de Angelisa) e Dar a Luz Cine (Argentina, de Fernando Musa e Javier Leoz) e Panda Filmes (Porto Alegre, de Beto Rodrigues), com distribuição da O2 Play. As gravações deveriam ter acontecido na fronteira entre os dois países, mas foram abortadas em função das melhores condições de trabalho encontradas na zona sul de Porto Alegre (bairros Belém Novo, Restinga e Lami). A combinação de locações com vantagens econômicas foi crucial para a escolha. É o primeiro longa-metragem ficcional de Angelisa Stein, em codireção com o argentino Fernando Musa. Ela já havia estreado na função com o documentário Fremd – O estrangeiro (2022), e assinado a produção executiva de títulos como O Palhaço (Selton Mello, 2011) e Zama (Lucrecia Martel, 2017). Stein ainda é autora do livro Coprodução cinematográfica internacional – Como, quando, onde e porque coproduzir com outros países (Lumen Juris, 2015). É também coprodutora de Dolores (Juan Dickinson, 2016, AR-BR) e Loop (B. Bini, 2020). Angelisa foi diretora do IECINE entre 1999-2002.
| + || - |
Sinopse
História do amor proibido entre Pássaro Tamai e Ângelo Miranda em meio à velha rivalidade entre seus pais. A relação dos protagonistas desafia as normas sociais e morais. A crescente tensão entre Pássaro e Marciano, irmão de Ângelo.
| + || - |
Ficha técnica
ELENCO
Gui Mallmann (Pássaro Tamai),
Alexandre Borin (Marciano Miranda),
João Pedro Prates (Ângelo Miranda),
Cassiano Ranzolin (Oscar Tamai),
Rafael Guerra (Elvio Miranda),
Gabriela Greco (Estela Miranda),
Felicitas Chaves (Celina Tamai),
Néstor Monasterio (Mágico do Parque),
Gonzalo Reinol Andrada (Fiscal de segurança),
Bruno Fernandes (Nando),
Artur Gaudenzi (Luiz),
Mariana Catalane (Vero),
Sophia Pitarch y Stein (Yani Medeiros),
Arthur Menegon Marques (Pássaro Tamai criança),
Pedro Krieger (Marciano Miranda criança),
Miguel Almeida (Ângelo Miranda criança),
Enzo Behrens Correa (Nando criança),
Weslley Dias (Luiz criança),
Silvia Duarte (Dona Gigi),
Morena Santos (Amante do Oscar Tomai),
Ruimara Stein (Cartomante).
Figuração especial: Eduardo Leal.
Figuração: Adriana Marcia Alves dos Santos, Alexandre Amaral de Vasconcelos, Alexandre Rosa Lopes, Alice Silva, Ana Juk, Angelo Polisseni Miranda, Artur Fogliato Santana, Bianca Cruz, Bianca de Brito Cruz, Bruno Mayer, Carolina Kaubest, Caroline Anton, Cesar Campos, Claudioberto Carvalho, Dyeniffer Inacio, Emerson Soares Severo, Everton Vitorino Ardenghi da Rosa, Fátima da Silva, Fernanda Bavaresco, Flavio Moreira de Oliveira, Gabriel Jocuniok Rodrigues, Gabriel Sager Rodrigues, Gabriela Azevedo Barruffe, Gilberto de Ollveltla, Giovane Schutz Lopes, Helena Moreira, Helena Santos Moreira, João Vitor Oliveira Guimarães, Juliana de Quadros Braga, Juliana dos Santos Daroit Gonçalves, Juliano Passini, Julieta Aragão, Laura Souza Gonçalves dos Santos, Lenny Lennon, Leticia Paim Talaveira, Lucas Passos Peres, Luiz D. Vieira, Manuela Dal Pont, Natália Vargas, Nicolas Silva da Silva, Osmar da Costa da Silva, Pedro Daniel R. dos Santos, Primo Augusto Bonaldo, Priscilla Bonfim Lopes, Renan Balhego de Souza, Renata Peres, Renato da Silva Araujo, Renato Nunes Dorneles, Romina Juliana Lopez Ibanez, Sabrina Pereira Ribas, Sonia Terezinha Guimarães Negreiros, Theo Goulart Ribeiro, Valeria dos Passos, Vinícius de Oliveira Simões, Vitor Alexandre Pedroso, Yago Martins, Yago Warren.
DIREÇÃO
Direção: Angelisa Stein.
Codireção: Fernando Musa.
Diretor assistente: Giovani Borba.
Primeira assistência de direção: Erê Carvalho Zimmer.
Segunda assistência de direção: Wesllen Machado.
Preparação e produção de elenco: Liane Venturella.
ROTEIRO
Roteiro: Fernando Musa, Gonzalo Heredia.
Consultoria de roteiro: Gibran Dipp, Renato Dornelles.
Tradução de diálogos: Ruimara Stein (castelhano), Andrew Jenkins (inglês).
PRODUÇÃO
Produção: Angelisa Stein, Fernando Musa.
Produção executiva: Angelisa Stein, Tatiana Sager, Fernando Musa, Javier Leoz.
Assistência de produção executiva: Ana Sager Rodrigues.
Direção de produção: Betinho Muniz.
Coordenação de produção: Fernanda Bischoff.
Assistência de produção: Ludmila Lorenzetto, Lívia Gomes, Ruimara Stein.
Produção de elenco: Andréia Cosenza.
Assistência de produção de elenco: Thai Ribeiro.
Platô: Jefferson Porto.
Produção de set: Mauro Ferrugem.
Alimentação: Ana Luiza Sperotto Argolo Ferrão, Sandra Mendonça da Costa, Restaurante Primus Bar Chopp Ltda., Santa Cecília Restaurante, Martim Restaurante, Torino Mercato e Caffe.
Motoristas: Carolina Melo de Oliveira (carro direção), Ruimara Stein (carro figurino), Nenê Transportes (caminhão arte), Hugo Guimarães (van câmera), Vem Car HV (van câmera), PCV Transportes (furgão arte), Ouro Vans (furgão arte), Rubens Sérgio Costa Barreto (carro produção), Allo Vans (van elenco).
Segurança: Israel Davidson Silveira Leite.
Controle financeiro: Tanize Cardoso.
Assistência financeiro: Bruno Coelho.
Assistência administrativo: Fernanda Bischoff.
FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: Bruno Polidoro.
Primeira assistência de câmera: Brent Benhcke.
Segunda assistência de câmera: Giovanna Darcie.
Terceira assistência de câmera: Gabriela Bortolon, Nicole Vaz.
Logger: Gabriel Sager Rodrigues.
Chefe de elétrica: Will Tesch.
Maquinista: Diego Amorim Teixeira.
Gaffer: Jo Fontana.
Assistência de elétrica: Klaus Benevenuto.
Eletricista de manutenção de rede elétrica: Renato Madruga, Juan Carlos Rosa dos Santos.
Fotografia de cena: Gabriel Sager Rodrigues, Henri Figueiredo.
ARTE
Direção de arte: Pauliana Becker.
Assistência de arte: Tiago Pintaude.
Ajudantes de arte: Alisson BM, Ivan Pereira, Mauricio Ignácio Silveira.
Produção de objetos: Manoela Dal Pont.
Contrarregragem: Joabel Fontoura de Azevedo.
Figurino: Adriana Nascimento Borba.
Assistência de figurino: Ruimara Stein, Vitor Alexander Pedroso.
Maquiagem: Val Oliveira.
Assistência de maquiagem: Ellen Lucy Pompeu.
SOM
Som direto: Wendel Fey.
Microfonista: Nychollas Cardozo da Cunha.
MÚSICA
Música original: Renan Franzen.
Cantores: Jay Barney, Daler Abdullayev.
Música adicional:
• "Keep kissing" (Miguel Zacouteguy)
• "Piseiro 1 Naïf" (Wendel Fey, Gustavo Pavão)
• "Piseiro 2 Naïf" (Wendel Fey, Gustavo Pavão)
• "Piseiro 3 Naïf" (Wendel Fey, Gustavo Pavão).
FINALIZAÇÃO
Edição: Bruno Carboni, Gabriel Sager Rodrigues.
Assistência de edição: Gabriel Sager Rodrigues, Wendel Fey.
Produção de finalização: Daniel Dode, Gabriel Sager Rodrigues, Denan Pettmant.
EQUIPE finalização de imagem
Colorista: Daniel Dode, Gustavo Zuchowski.
Computação gráfica: Gabriel Sager Rodrigues / Linha de Produção (Porto Alegre).
Créditos: Gustavo Zuchowski.
Geração e aferição de DCP: Arthur Bovo, Gustavo Zuchowski.
Deliverables: Arthur Bovo.
EQUIPE pós-produção de som
Desenho de som: Wendel Fey.
Finalização de som e mixagem: Wendel Fey.
Assistência de pós-produção de som: Gustavo Menna Barreto.
ACESSIBILIDADE
Acessibilidade (LIBRAS + AD): Flávia Frassa.
Closed caption: Júlia Fogaça Pereira.
EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Locadoras de veículo: Localiza Rent a Car (Porto Alegre); A & B Locadora de Veículos Ltda.
Locação de equipamento de filmagem: Panda Filmes (Porto Alegre); Batoke Filmes (Porto Alegre).
Locação de equipamento de som: Panda Filmes (Porto Alegre).
Locação maquinaria e luz: Tesch Lighting (Porto Alegre).
Locação equipamentos infraestrutura: Panda Filmes (Porto Alegre); Wendel Fey.
Locação base ensaios do elenco: Casa Logos Cultural (Porto Alegre).
Locação de estúdio e equipamentos de dublagem: Arrebol Produções.
Estúdio de dublagens: Bunker Sound Design (Porto Alegre).
Fornecedor HDs / material de informática: Ronaldo José Schons Informática ME; GHV Vaz Smartphones Ltda.
Locações: Josiane Borba (Parque); Mateus de Oliveira Machado (Bar Império/Bailão); Virginia Costa da Silva (Boteco dos Coroas); Edemar Vieira de Aguiar (Casa dos Miranda – externa); Jean Carlos Machado dos Santos (Casa dos Tamai – interna); Fernando Einsfeld Villar (Casa dos Miranda – interna); Olaria Lopes Ltda. (Olaria); Agência Transadrione (Beco).
Contabilidade: AGR Assessoria Contábil Ltda.
Seguro equipe: Tokio Marine Seguradora (Porto Alegre).
Assessoria jurídica: Chalupka Assessoria Jurídica (Porto Alegre); Novais Pizarro e Moura Sociedade de Advogados (Rio de Janeiro); Felipe Cabral; Senna Advogados (Rio de Janeiro); Marcelo Tanure Correa.
MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Valkyria Filmes (Rio de Janeiro, RJ, BR); Dar a Luz Cine (Ciudad Autónoma de Buenos Aires, AR).
Produção associada: Panda Filmes (Porto Alegre, RS, BR).
Apoio institucional: Porto Alegre Film Commission; Show Me The Fund [Esta obra foi apoiada pelo Fundo De Volta aos Sets gerido pelo Show Me The Fund]-Brazilian Content-Cinema do Brasil-Projeto Paradiso.
Financiamento (BR): Recursos públicos geridos pela ANCINE Agência Nacional do Cinema. Investimentos do FSA Fundo Setorial do Audiovisual administrados pelo BRDE Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul.
AGRADECIMENTOS
Agradecimentos: Andrew Jenkins, Beto Rodrigues, Hertha Walter Stein, Juan Pitarch Roca, Kiti Soares, dra. Andréa Fernandes, dr. Marcelo Tanure, Tucumán Distribuidora, Priscila Miranda do Rosário, Linha de Produção.
FILMAGENS
Brasil / RS, em Porto Alegre nos bairros Belém Novo, Restinga e Lami, zona rural da capital.
Período: 2022.
ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 1:12:24
Som:
Imagem: cor
Proporção de tela:
Formato de captação:
Formato de exibição: DCP
Acessibilidade disponível: AD Audiodescrição + LIBRAS Língua Brasileira de Sinais.
DIVULGAÇÃO
Assessoria de imprensa: Léo Sant'Anna.
PREMIAÇÃO
•
DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa: 14 anos.
Distribuição: O2 Play: Paulo Morelli, Igor Kupstas, Margot Brandão, Jair Silva, Michelle Felício, Cláudia Silva, André Saturnino Braga, Raihana Araujo, Luíza Bronze, Lídia Damatto.
Apoio à distribuição: Recursos do MinC Ministério da Cultura – Governo Federal – Brasil – União e reconstrução, repassados por meio da LPG Lei Paulo Gustavo Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022. Realização: Secretaria de Cultura e Economia Criativa-Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Contato: Valkyria Filmes.
OBSERVAÇÕES
Créditos finais: // Rio de Janeiro, 2024. //
Contradições nos créditos: Gabriel Sager Rodrigues aparece como editor e assistente de edição?!
Títulos alternativos: Clay men
Grafias alternativas: Gustavo Menina Barreto | Bunker Studios | Hugo L. Biolo Guimarães | Diego Teixeira | Jeff M. Porto | Linha de Produção Ltda. | Tesch Lighting Locações Cinematográficas | Nene Transportes Ltda. | Fernanda E. Bischoff | Rubens Séergio Costa Barreto | Tokyo Marine Seguradora S.A.
Grafias alternativas (funções): Figurino e Figurinista | Edição e Montador | Compositor de trilha original | Prestadores de serviço | Correção de cor | Diretor e captador geral de som | Foto still | Controller
BIBLIOGRAFIA
Noticiário:
LERINA, Roger. Filmado em Belém Velho, longa Homens de barro ganha trailer e data de estreia. Matinal, Porto Alegre, 7 jan 2025.
| + || - |
Exibições
• Porto Alegre (RS), Cinemateca Capitólio, 4 fev 2025, ter, 19h30 (pré-estreia)
Lançamento comercial Porto Alegre: 6 fev 2025, qui
• Porto Alegre (RS), CineBancários,
6-9, 11, 12 fev 2025, qui-dom, ter, qua, 15h
13-16, 18, 19 fev 2025, qui-dom, ter, qua, 15h
• Porto Alegre (RS), Cinesystem Bourbon Shopping Country,
Sala 4, 6-12 fev 2025, qui-qua, 19h
Sala 1, 13-19 fev 2025, qui-qua, 13h40
Sala 7, 20-26 fev 2025, qui-qua, 14h
• Porto Alegre (RS), Cinemateca Paulo Amorim-Sala Norberto Lubisco,
20-23, 25, 26 fev 2025, qui-dom, ter, qua, 19h30
28 fev, 2, 5 mar 2025, sex, dom, qua, 15h
• São Paulo (SP), Cinesystem Frei Caneca, 11 fev 2025, ter (pré-estreia)
• Rio de Janeiro (RJ), Cinesystem Botafogo?, 12 fev 2025, qua (pré-estreia)
Lançamento comercial resto do BR: 13 fev 2025, qui
• Caxias do Sul (RS), Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (R. Luiz Antunes, 312, Panazzolo) Sala de Cinema Ulysses Geremia, 13-16 fev 2025, qui, sex, 15h, sab, 21h, dom, 15h
• Florianópolis (SC), Cinesystem Villa Romana Shopping Sala 7, 13-19 fev 2025, qui-qua, 13h25
• São Paulo (SP), Espaço Petrobras de Cinema Sala 4, 13-19 fev 2025, qui-qua, 14h30
• São Paulo (SP), Cinesystem Frei Caneca Sala 6, 13-19 fev 2025, qui-qua, 17h25, 20h45
• São Paulo (SP), Cine Satyros Bijou, 13, 14 fev 2025, qui, sex, 17h40
• São Paulo (SP), Cinesystem Morumbi Town Shopping Sala 5, 13-19 fev 2025, qui-qua, 13h25
• Ribeirão Preto (SP), Cine Belas Artes, 13-19 fev 2025, qui-qua
• Rio de Janeiro (RJ), Cinesystem Botafogo Sala 3, 13-19 fev 2025, qui-qua, 17h20
• Brasília (DF), Cinesystem Casa Park Sala 8, 13-19 fev 2025, qui-qua, 17h25
• Recife (PE), Cinema da Fundação-Sala Porto (Av. Cais do Apolo, 222),
13-16, 18, 19 fev 2025, qui, 17h20, sex, 14h, 19h30, sab, 18h40, dom, 16h10, ter, 19h20, qua, 17h20
20-23 25, 26 fev 2025, qui, 19h20, sex, sab, 15h15, dom, ter, 19h20, qua, 14h45
11, 12 mar 2025, ter, 19h20, qua, 17h20
• Aracaju (SE), Cinema Vitória, 13, 16 fev 2025, qui, 16h, dom, 18h30
• Maceió (AL), Cinesystem Parque Shopping Maceió Sala 3, 13-19 fev 2025, qui-qua, 13h25
• Manaus (AM), CCCI Centro Cultural Casarão de Ideias-Cine Casarão (R. Barroso, 279, Centro) Sala 1, 13, 15, 16 fev 2025, qui, 19h30, sab, 18h, dom, 19h20
• Perth (AU), PQFF Perth Queer Film Festival [5-12 mar]-Queer Men, The Backlot Perth (21 Simpson St, West Perth), 6 mar 2025, qui, 19h
